Para fechar o ano do Cinquentenário de Osasco com chave de ouro, a Secretaria da Cultura promove, no domingo, dia 16 de dezembro, no Largo de Osasco, o projeto Domingão Cultural, que traz ao centro da cidade atividades culturais de música, teatro, circo e artes plásticas durante um dia inteiro, totalmente gratuitas.
Em parceria com o Sesc Osasco, uma das atrações será a banda Trupe Chá de Boldo, grupo formado por 13 integrantes com menos de 30 anos e que, em pouco tempo de estrada, já percorreu diversas cidades do interior do estado de São Paulo, além de ter realizado shows importantes no Rio de Janeiro e em Vitória (ES). Após o sucesso do primeiro disco “Bárbaro”, a banda apresenta agora show de lançamento de “Nave Manha”, segundo trabalho de estúdio.
Outro grande nome da programação é a cantora Jordana, mineira natural da cidade de Ubá, que apresenta repertório com canções de Zeca Baleiro, Sérgio Sampaio e Alzira Espíndola e ainda canções de sua autoria como “Aroma”, “Variante” e “Raios do Oriente Médio”. Jordana tem no currículo apresentações com Luiz Melodia e, atualmente, prepara o lançamento de seu segundo CD e a primeira turnê pela Europa e África. Atração realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e com o Projeto Cidadão do Mundo Arte e Cultura.
Já os músicos de Osasco e região estarão muito bem representados, com apresentações da Orquestra da Casa dos Violeiros do Brasil, a primeira do país; da banda de forró Capim Novo; Professores S/A, projeto que propõe a união entre professores, alunos, escola e comunidade por meio da música; a Orquestra de Sopros Planeta Jah, que apresenta o show “O Sopro da Vida”, com releituras de clássicos do raggae, ska e ragga; a banda de choro Cochicho de Boteco; e o grupo La M.I.T.A., projeto do qual faz parte o grafiteiro osasquense Dingos, que une, em uma só apresentação, os quatro elementos do Hip Hop: DJ, MC, B-Boy e Graffiti.
Também integrando as celebrações do Cinquentenário de Osasco, uma parceria com o grupo Osasco em Fotos, traz a exposição fotográfica “Osasco 50 Anos” que reúne 160 imagens da cidade registradas ao longo desses 50 anos.
Desenvolvido na Escola de Artes César Antônio Salvi, o projeto Isadora Duncan apresenta fragmentos do espetáculo de ballet clássico “A História do Circo”; alunos de dança da Escola, sob direção de Thaís Terci, interpretam três coreografias de dança contemporânea e o Coral Municipal Cidade de Osasco apresenta quatro canções de seu repertório.
Ainda na programação, apresentações de circo, com o Picadeiro Circo Escola; de teatro, com Cia. Teatral Letra Jovem, que encena o espetáculo “O Auto da Barca do Inferno”, baseado na obra do escritor Gil Vicente; intervenção do projeto Rádio Oz, realizando discotecagem em vinil; e ações do Livro Livre, projeto permanente de circulação de livros promovido pela Biblioteca Pública Monteiro Lobato.
O evento integra a Festa do Sul (Fiesta del Sur), iniciativa da Unidade Temática de Cultura da Rede de Mercocidades, que resgata a tradição de antigos povos sulamericanos ao celebrar a chegada do verão, que será realizada também em cidades do Uruguai, Chile, Argentina e Brasil.
Programação:
Palco 1
10h – Orquestra da Casa dos Violeiros do Brasil
11h – Escola de Artes César Antônio Salvi
12h – Capim Novo
14h – Professores S/A
15h30 – Orquestra de Sopros Planeta Jah
17h – Jordana
19h – Trupe Chá de Boldo
Palco 2
13h – Cochicho de Boteco
15h – Picadeiro Circo Escola
16h30 – Cia. Teatral Letra Jovem, com “Auto da Barca do Inferno”
18h – La M.I.T.A.
Serviço:
Domingão Cultural
Dia 16, das 10h às 20h
Largo de Osasco – Centro
Mais informações: 2183-6199
Grátis