Dando continuidade ao maior projeto habitacional de Osasco, que desde 2005 está transformando favelas em bairros completamente estruturados, foi realizada, em 6 de dezembro, no ginásio da Emeief Colinas D´Oeste, zona Norte de Osasco, a solenidade de entrega de 64 moradias nos Portais e 96 no Colinas D´Oeste. O evento também marcou o início das obras de mais 114 unidades.
Construídos por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal, 160 famílias foram contempladas com apartamentos de 50 metros quadrados. Em 2010, na primeira fase do projeto de urbanização dos Portais, 84 moradias haviam sido entregues.
O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, destacou o histórico do conjunto. “Em 2005, visitamos os Portais e nesse mesmo ano fizemos o projeto que previa, além de sua construção, urbanização do bairro, saneamento básico, educação e lazer. Hoje vemos que nosso sonho saiu do papel: mais do que habitação, entregamos a vocês cidadania”, falou.
O secretário, que é arquiteto, dedicou a parte final de sua fala para homenagear um dos maiores brasileiros de todos os tempos, o também arquiteto Oscar Niemeyer, homem que participou ativamente de batalhas políticas, sempre do lado do povo, e que faleceu em 5 de dezembro, aos 104 anos.
Em seguida, foi realizada a entrega simbólica das chaves para alguns moradores.