A cidade de Osasco sediou no dia 28 de novembro, o II Encontro de Gestores de Educação de Guardas Municipais das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. O encontro promovido pela Prefeitura, por meio da SECONTRU (Secretaria de Segurança e Controle Urbano), foi realizado no Centro de Eventos Pedro Bortolosso e reuniu representantes de 34 cidades.
O trabalho foi conduzido pelo Centro de Formação e Ensino da Guarda Civil Municipal de Osasco, que teve como intermediador e condutor das atividades o inspetor da GCM Rildo Hernandez Freire. Na ocasião, ele explicou que o objetivo do encontro é elaborar propostas para reformulação da “Matriz Curricular Para Formação da Guarda Civil Municipal”, desenvolvida entre os anos de 2004 e 2005. Esse instrumento é uma referência nacional na Segurança Pública. O desafio para os CGMs participantes é adequá-la e construir ações que viabilizem uma visão de mundo comum entre todas as guardas do País, relacionada à formação e qualificação do efetivo.
Na cerimônia de abertura do evento, o inspetor da GCM de Guarulhos, Paulo Emílio, fez parte da mesa representando todas as cidades. “Neste ano, tivemos a iniciativa de propor o encontro da grande região metropolitana do Estado de São Paulo. Já tivemos o primeiro, esse é o segundo, e com certeza teremos inúmeros outros encontros, sendo que o produto final será a nova Matriz Curricular da Guardas Civis Municipais”, disse.
Em seguida, o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, explanou sobre a necessidade de realizar os encontros. “Se nós observamos em um passado muito remoto, não tínhamos essa capacidade organizativa de poder discutir questões que dizem a respeito a aquilo que estava afeto ou errado na nossa função diária. Hoje, pela nossa organização, sabemos que a discussão deve ser feita, porque se nós não fizermos isso, alguém vai fazer, e derepente esse alguém pode não ter o interesse sério e o comprometimento que nós temos, por isso a necessidade de nos organizarmos”, alertou.
Já o secretário da SECONTRU, José Amando Mota fortaleceu as discussões salientando o desenvolvimento social do País, assim como suas necessidades. “O grande desafio de um País que se desenvolveu como o Brasil, que se tornou a sexta economia mundial, é criar na formação das Guardas Municipais uma Matriz Curricular que venha ao encontro daquilo que é mais correto nas posturas municipais. A copa do mundo vem aí”, explicou. “Nós precisamos fazer gestões com os agentes políticos para que eles entendam a importância da valorização do homem da Guarda, ele também precisa ganhar mais, também precisa se capacitar mais. É nessa direção que vamos procurar caminhar”, completou o secretário.
O evento contou com a participação de agentes das cidades de Salto, Paulínia, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Votorantin, Tatuí, Hortolândia, São Paulo, Poá, Praia Grande, Porto Feliz, Jandira, Santos, Campinas, Guarulhos, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Ibiúna, Ferraz de Vasconcelos, Vargem Grande Paulista, Indaiatuba, Caieiras, Itatiba, Jundiaí, Santo André, Piracicaba, Americana, Cotia, Itapevi, Taboão das Serra, Santa Barbara D’Oeste, Suzano, Taboão da Serra e Itaquaquecetuba.