Planteq qualifica 180 pessoas para…

Cerca de 180 alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, da Prefeitura de Osasco, receberam, na noite de ontem, 27 de novembro, seus certificados dos cursos do Planteq – Plano Territorial de Qualificação 2011/2012. A formatura aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

O Planteq é uma das modalidades do Plano Nacional de Qualificação – PNQ, que, ao lado do Seguro Desemprego e da Intermediação de Mão de Obra, formam os três pilares do Sistema Público do Trabalho, Emprego e Renda. Seus cursos foram propostos a partir da análise da demanda do município e da região, atrelando a empregabilidade à qualificação, impulsionando a inclusão social e o desenvolvimento local.

Iniciadas no dia 13 de agosto, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), as aulas formaram profissionais nas áreas de Operador de Supermercado, Almoxarife com ênfase em Logística, Camareira em Meios de Hospedagem, Iniciação à Panificação, Vitrinista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Cozinha e Merendeira. Além das aulas, eles foram beneficiados com auxílio-transporte, material didático, lanche e certificação.

Mauro Dias, professor do Senac, salientou a importância dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Osasco. “Estamos com o mercado de trabalho bem aquecido, mas as vagas não têm sido preenchidas, por causa da falta de qualificação dos candidatos. Agora, com essa capacitação, vocês saem na frente na procura por emprego”, disse aos formandos. Além dele, Luana Borba Alves de Albuquerque, sub-coordeadora do Programa Osasco Inclui; José Trevisol, Gerente do Portal do Trabalhador e Elizabeth Albanese, Gerente do SENAC – Osasco, também prestigiaram a cerimônia de certificação.

Diferencial – Desde a decisão de quais cursos aconteceriam em Osasco, a Equipe do Portal do Trabalhador se dedicou a captar vagas nas áreas propostas com o compromisso de ampliar as possibilidades de todos os trabalhadores em curso ao acesso à inclusão produtiva.

O diferencial do programa é a inclusão de Pessoas com Deficiência – PcD não apenas nos cursos mas também no mercado de trabalho. Durante as aulas, esses alunos tiveram todo o apoio necessário, como intérprete de LIBRAS e material didático em braile, sempre assessorados por uma equipe do Portal do Trabalhador especializada, focada na inclusão de qualidade.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.