A Semana da Capoeira, realizada entre 18 e 25 de novembro em diferentes locais de Osasco, trouxe para a cidade no sábado, dia 24, o renomado capoeirista Mestre Anande das Areias para o seminário “Cultura como instrumento de mudança”, que integrou a programação.
O seminário, que aconteceu na Escola de Artes César Antônio Salvi e que contou também com a participação do secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, e do capoeirista Mestre Borboleta, abordou três diferentes subtemas: a cultura como crítica, a cultura como negócio e cultura e cidadania.
Em sua fala, Luciano destacou que a Cultura como crítica pode ser vista por dois vieses: o da ação cultural como crítica e a crítica como ação cultural. Segundo ele, a ação cultural tem como resultado a transformação da sociedade, podendo até mesmo mudar um sistema econômico e a organização de uma cidade, pois, a partir dela, realiza-se a transformação das pessoas. Já a crítica como ação cultural parte da ideia de que a ação cultural realizada também é passível de mudança, “já que a sociedade é multifacetada e o Brasil, um verdadeiro caldeirão cultural”, explicou.
Já o Mestre Borboleta falou sobre a Cultura além dela mesma, se estabelecendo como um negócio ou empresa. “As pessoas hoje estão transformando a Cultura em negócio, e na área da capoeira não é diferente, já que muitos grupos estão se transformando em verdadeiras franquias”, criticou. Segundo ele, essa lógica faz com que as pessoas diminuam sua produção cultural criativa, “pois essa estrutura aprisiona o fazer cultural”, argumentou. Ele também destacou a importância de o agente cultural sempre ter em mente que, para a promoção da cidadania, pressupõe-se conhecimento da história e das relações sociais estabelecidas em determinado local, “para que não haja a reprodução das condições já consolidadas na sociedade”, explicou.
Encerrando o encontro, Mestre Anande das Areias, capoeirista fundador do grupo Capitães da Areia e autor do livro “O que é Capoeira”, da Coleção Primeiros Passos (Editora Braziliense), fez uma síntese dos temas abordados no seminário a partir de sua vivência como educador. “A cultura fez de mim, um camponês, um mestre de capoeira, escritor e músico. Pois a capoeira possui muitas possibilidades inerentes, que passam pela música, pela dança e todo o tipo de arte. Sou um eterno aprendiz”, finalizou.
A Semana da Capoeira aconteceu entre 18 e 25 de novembro e reuniu atividades como oficina de confecção de Berimbau, dança afro e maculelê. O encerramento aconteceu no Centro de Formação dos Professores no dia 25, com o batizado da Associação República Palmares, do Mestre Borboleta, e homenagem a autoridades e convidados.
ola galera que gosta da capoeira,a semana da capoeira em osasco e uma mentira,pois a mesma e lei e tem uma verba destinada mais todo ano e a mesma coisa e feito um projeto para que essa verba seja usada porem ninguem ve a cor da tal verba a nao ser que alguem da organição esteja levando vamos si liga….
um grande abç….
Ola galera que e amante da capoeira,venho mais uma vez alerta-los da grande mentira que e a semana da capoeira em osasco,mais uma vez nao foi criado um projeto para que a mesma tenha o seu real valor,sabemos que tem uma verba que e destinada para este evento mais ela esta indo para os bolsos de quem nao sabe nem o que e capoeira.nao vamos deixar que pessoas nos engane dessa maneira,no ano de 2012 foi criado um projeto pela equipe de capoeira que trabalha no escolinha do futuro o qual era muito bom,porém nao foi aceito pois o valor perdido era alto pois bem o projeto foi apresentado e nao tendo assim um acerto nao foi levado afrente porem muito do que estava no projeto foi feito,pois alguns grupo se poderam do projeto e usaram seus eventos para se promoverem de forma que a grande massa capoeiristica ficou de fora,eu lhes pergunto a semana de capoeira de osasco e dos esperto?me respondam senhores……
Ola galera amante da capoeira em osasco,a capoeira em osasco tem vindo numa quecente muito legal pois o projeto escolinha do futuro desde 2008 vem platando uma semente muito forte na capoeira, porem a mesma nao estar sabendo apreveitar, pois a cada ano passar mais de 2000 mil criança nas aula de capoeira do projeto escolinha do futuro, porem essa criaças depois que sai do projeto nao tem uma continuação e muito estar se perdendo com ,vamos se ligar galera….
Ola galera que ama e luta pela capoeira em osasco e regiao,eu vos faço uma pergunta,porque nao existe no Municipio no Estado e no País uma comptição que faça valer fazer parte desta arte tao linda…..
Ola galera que ama a CAPOEIRA,venho aqui lhes fazer uma pergunta,porque a capoeira nao tem uma comptição Municipal,Estadual,e Nacional?alguem poderia me explicar?sabendo do inumero de grupo e associaçoes de capoeira que existe no país e nao tem uma comptção oficial,isso e muito triste.
Ola galera que ama capoeira e luta por ela,eu vos pergunto porque não existe uma compteção Municipal,Estadual e Nacional?sendo que existe milhoes de grupos e associações no país desta arte linda….