Segue até o dia 30 de novembro a campanha gratuita de incentivo ao teste de AIDS “Fique Sabendo” em Osasco. Iniciada no último dia 19 pela Secretaria de Saúde de Osasco, a ação visa ampliar o diagnóstico e detecção do vírus HIV. Além da Aids, os testes também detectam outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e as hepatites B e C.
Neste ano, os testes serão realizados das 7h às 19h no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/AIDS na Policlínica Zona Sucl e das 8h às 13h em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Piratininga, Munhoz I, Rochdale, Jardim Aliança, Ayrosa I, Jd. Veloso, Vila Yolanda, Quitaúna, Jardim D`Abril e Santo Antonio. Haverá também atendimento no sábado, dia 24/11, nas UBSs do Jardim Padroeira, Santa Maria, Helena Maria, Baronesa e o CTA.
Para realizar os testes não é necessário se consultar previamente com um médico ou possuir guia de encaminhamento. Basta levar algum documento de identificação aos locais de atendimento. Ao longo do ano, os exames também podem ser realizados no CTA de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19h. Ele fica na rua da Saudade nº 100 – Jardim Bela Vista. Mais informações pelo telefone 3699-8925.
Para Ewandro de Castro Ruck, médico e secretário de Saúde de Osasco, o diagnóstico precoce proporciona a oportunidade de um tratamento eficaz, evitando os danos de um início tardio, além de favorecer o controle da transmissão da infecção. “O exame é sigiloso e gratuito, não requer consulta prévia com um médico e é importante principalmente para quem já iniciou a vida sexual e nunca realizou o teste”, orientou.