Em sua 21ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente dá continuidade à discussão acerca da sustentabilidade, iniciada em 2011, com o tema “Ideias para Sustentar o Mundo – Como construir juntos um planeta sustentável”
Os estudantes das escolas municipais de Osasco ganharam os primeiros lugares do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. Em sua 21ª edição, o concurso, realizado anualmente, em parceria com os municípios que abrigam a empresa, premiou alunos do ensino fundamental nas categorias desenho e redação.
A solenidade de entrega aconteceu no Circo Escola de Osasco, na última terça-feira, 6 de novembro. A estudante Erika de Sousa Coelho, 10 anos, da EMEF Professora Olinda Moreira Lemes da Cunha, foi premiada com o 1° lugar na categoria dos 4° e 5° anos das escolas municipais e estaduais. Já o aluno João Pedro Gonzales, de 7 anos, que estuda na EMEF Professor Felício Biondo, conquistou o 1° lugar na categoria dos 1°, 2° e 3° anos das escolas municipais.
Os vencedores tiveram seus trabalhos emoldurados, receberam certificado e um tablet. Os professores e as escolas premiadas receberam um HD externo. Neste ano, o concurso contou com aproximadamente 42 mil crianças e adolescentes inscritos, e juntamente as unidades educacionais trabalhou modalidades de adaptações curriculares que reforcem a mobilização para que ações e atitudes de educação ambiental tornem-se duradouras.
A secretária de Educação, Marinalva Oliveira, salientou ser esta uma parceria enriquecedora. Para ela, a Arcelor é um exemplo de participação cidadã. “É fundamental haver união do poder público com o setor privado e entender que a Educação é um compromisso de todos, pois buscamos incentivar os alunos a pensar em caminhos que possam resolver os problemas ambientais e em formas mais conscientes e solidárias de convivência com essas questões”.
Para subsidiar o trabalho das escolas, a Arcelor Mittal distribui kits contendo cartilhas e DVD’s para serem usados pelos educadores em sala de aula na realização de debates, pesquisas e reflexões sobre o tema.
A professora Maria da Conceição Gualberto de Souza, relata que o desenho de Erika foi trabalhado em sala com muita dedicação: “minha aluna retratou em seu desenho os meios de preservação, através de atitudes cidadãs, como a reciclagem, reaproveitamento de materiais e alimentos, que mobilizam a comunidade para trabalhos ambientais, cuidar da cidade, amar e respeitar o próximo”.
O estudante João Pedro Gonzales é a prova de que o tema foi bem compreendido. Ele tem 7 anos e foi um dos ganhadores dessa edição. “Desenhei uma criança abraçando uma árvore, que representa o mundo. Com isso, quis dizer que os homens precisam refletir e usar as próprias mãos para mudar o planeta, que depende só da nossa participação”, explicou.
As escolas participantes no concurso decidiram dar continuidade à temática “Ideias para Sustentar o Mundo”, que surge como uma oportunidade de aprofundamento no assunto e de continuidade às reflexões e às práticas de consciência ambiental durante o ano letivo no contexto dos projetos pedagógicos da rede municipal de Osasco.