Ao longo dos primeiros 180 dias de 2012 o IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco) continua alcançando bons resultados quanto ao seu fundo atuarial, que saltou de R$ 87 milhões em janeiro, para R$ 104 milhões em maio.
Entre as realizações deste período, o Instituto promoveu, de 16 a 20 de fevereiro, no hall do Paço Municipal, a Exposição Memória do Segurado, composta por 30 painéis com fotos de servidores em seus ambientes de trabalho. A mostra foi levada, a seguir, para o Teatro Municipal de Osasco, para o Osasco Plaza Shopping e para o Espaço Cultural Grande Otelo.
Já no dia 18 de maio, o IPMO realizou o II Encontro de Aposentados e Pensionistas, que contou com prestação de contas feita pelo presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho e sua diretoria, seguida de diálogo com os segurados presentes. Na ocasião foi lançado o livro Memória do Servidor de Osasco, com depoimentos de 100 servidores públicos da PMO, CMO, FITO e IPMO, obra patrocinada pela Caixa Econômica Federal.
Ainda no primeiro semestre foi realizada a pintura externa e interna do prédio do instituto, e foi concluída a mudança do sistema de cadastro dos segurados. Com a nova nomenclatura de cargos e funções aprovada pelo Conselho Municipal de Previdência, a Assessoria Jurídica passou a ser um Departamento, e o Departamento de Perícia Médica tornou-se Departamento de Benefícios.
A partir de setembro, o recadastramento anual começará a ser feito na data correspondente ao mês de aniversário do aposentado. Porém, todos os servidores e inativos que procuraram o Instituto para outro atendimento, ao longo do primeiro semestre, já tiveram seu recadastramento feito.
Com relação ao público interno, foi criada a Comissão Permanente dos Servidores, que tem por missão encaminhar as reivindicações dos servidores diretamente à presidência. Outra ação importante foi a criação do Regulamento Interno do Instituto, aprovado pelo Conselho Municipal de Previdência. Esse estatuto dá ao servidor do IPMO uma visão mais clara de seus direitos e deveres. E também está em estudo um plano de carreira para o servidor do IPMO, bem como a realização de novos concursos para o preenchimento de vagas remanescentes.
Outros pontos destacados no balanço foram a participação dos servidores do órgão nas Olimpíadas do Servidor e no “Arraiá do Servidô”, ocorrido no dia 29 de junho, cuja arrecadação se destina às ações do Fundo Social de Solidariedade.