Osasco supera meta do Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra gripe

A Secretaria de Saúde de Osasco imunizou 91.936 pessoas durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, encerrada no dia 25 de maio. O número representa 91,22% de cobertura vacinal e superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% da população alvo, formada por crianças acima de 6 meses e abaixo de 2 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

No total, foram vacinadas 17.446 crianças acima de 6 meses e abaixo de 2 anos; 7.613 profissionais da saúde; 7.732 gestantes e 59.342 idosos. Segundo o secretário de Saúde, Ewandro de Castro Ruck, esse resultado indica que cada vez mais as pessoas se preocupam com sua saúde. Ele também alertou que a prevenção com a vacinação é o melhor caminho para a redução de casos, principalmente no período de inverno, quando há maior incidência do vírus da influenza. “Após a introdução da vacina contra a influenza, o número de internações e morbidades em crianças, idosos e gestantes por causa desta enfermidade diminuiu consideravelmente. Por isso, é de suma importância que a população participe dessas mobilizações”, ressaltou.

Profissionais e estudantes de saúde

Os profissionais da saúde que exerçam suas atividades expostos a pacientes com doenças respiratórias e que ainda não se vacinaram ainda podem procurar a UBS com sua identificação profissional para serem imunizados. Já os estudantes da área da saúde devem procurar a UBS para obter informações sobre os critérios para receber a vacina contra a influenza.

Reforço vacinal para menores de dois anos

A médica Mirtes Fabricante, diretora do Departamento de Saúde Pública, orienta que as crianças de 6 meses a menores de 2 anos que não receberam a vacina no ano passado devem retornar às unidades básicas de saúde para receberem a segunda dose da vacina contra a influenza, completando o esquema vacinal. “Essas crianças devem tomar a dose complementar após 30 dias da primeira dose. Os pais devem ficar atentos, pois sem dose complementar, a criança não estará protegida contra a gripe”, explicou.

Além disso, verifique

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo …

um comentário

  1. Selma Delfino

    Boa Tarde! Estou muitissimo insatisfeita com a saúde pública em Osasco, em Abril fui procurar um posto de saúde pra me vacinar contra a H1N1 e me informaram que era só pra idoso, ontem assistindo a TV, disseram que estava liberada a vacina para portadores de diabetes e doenças crônicas, fui até a UBS do Jardim Piratininga, solicitar a dose e fui atendida com muita ironia da enfermeira “vc. está atrasada benhê” a campanha está aberta desde abril e agora não tem mais, pedi para que ele me informasse aonde eu poderia tomar e mais uma vez me disse”não sei querida, vc. tem que procurar em outros postos”, fiquei muito ofendida, pois não estou pedindo nada que não é de meu direito, pois moro em Osasco, pago meus impostos aqui em Osasco e sou funcionária pública tb. presto meus serviços aqui em Osasco. Sou diabética, hipertensa e tenho bronquite crônica e no trabalho, faço atendimento ao público e convivo com várias crianças, seria o mínimo, tomar uma vacina para me proteger e proteger meus colegas e alunos da escola em que eu trabalho.Meu pai também é diabético, e agora é paciente renal tendo que começar a fazer hemodiálise, precisa tomar 8 comprimidos por dia, mas só consegui 01 na rede pública de Osasco. Estou muito insatisfeita com esta cidade e com seus governantes. Se pudesse, com certeza me mudaria para Barueri. Que é uma cidade de 1.º mundo. Esqueçam o meu voto. E com certeza de todos da minha família, inclusive o do meu pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.