O secretário de Saúde da Prefeitura de Osasco, Gelso de Lima, participou, na noite de terça-feira, dia 5 de junho, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Carlos José Gaspar, para prestação de contas referentes ao primeiro quadrimestre de 2012.
Embora a audiência atenda aos dispositivos do artigo 12° da Lei Federal número 8.689, de 27 de julho de 1993 e Lei Complementar número 141, de 13 de janeira de 2012, Gelso de Lima também aproveitou a sessão para fazer um balanço de sua gestão já que no dia seguinte se desligou do cargo para assumir novos compromissos profissionais. “Agradeço essa ótima equipe que me acompanhou ao longo desses quase sete anos, todos os profissionais sempre me trataram com respeito e carinho. Digo que Saúde não se personaliza porque é um trabalho em equipe. Agradeço também a todos os vereadores que nunca expuseram a Secretaria de Saúde porque reconhecem a dificuldade de se administrá-la. Acredito que a escolha do Dr. Ewandro Ruck para assumir a pasta foi bastante acertada”, disse.
Bastante emocionado, o secretário fez questão de agradecer o apoio e a confiança do prefeito Emidio de Souza em seu trabalho. “Serei eternamente grato ao prefeito Emidio, devo tudo a ele que me ajudou, tolerou e respeitou ao longo desses mais de 20 anos que estamos juntos”, afirmou.
PRESTAÇÃO DE CONTAS – Na ocasião, o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Aleto José da Silva, apresentou o relatório das atividades, atendimentos e investimentos da Saúde de Osasco no primeiro quadrimestre do ano de 2012.
A receita do município desse primeiro quadrimestre foi de R$ 131 milhões nesse período. Desse total, 81% vieram de recursos próprios da Prefeitura de Osasco, 18% do governo federal e 1% do governo do Estado.
No mesmo período a Secretaria da Saúde teve de despesa o montante de 122 milhões. Também foi prestado conta de todas as ações de cada departamento da Secretaria da Saúde e seus respectivos programas.
Vale lembrar que no dia 23 de maio, foi apresentada a Prestação de Contas em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. Após essa reunião, a Comissão de Finanças do CMS analisou as informações constantes no documento. No dia 31, em nova reunião extraordinária, a Comissão de Finanças do CMS apresentou o relatório e a Prestação de Contas que foram aprovados pelos membros do Conselho.