Área doada pela administração municipal para construção do Centro Esportivo Finasa passou de 6 mil m ² para 9,3 mil m²
A Prefeitura de Osasco ampliou o convênio com a ADC Finasa e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que está garantindo à cidade o maior centro esportivo do País.
Na quinta-feira, dia 7, o prefeito Emidio de Souza assinou um novo contrato com a empresa, ampliando de 6 mil m² para 9,3 mil m² a metragem do terreno doado pela administração municipal para a construção do Centro de Desenvolvimento Esportivo Finasa, localizado na rua Antônio Padrão, no Jardim Cipava.
Durante o evento, o secretário de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura, Cláudio Sérgio Chapecó, falou de outras parcerias entre a Prefeitura e o Finasa que estão ajudando as crianças da cidade, como a do time campeão de vôlei feminino, que projeta o nome de Osasco nacional e internacionalmente. “Fizemos também, em conjunto, a reforma do ginásio de ginástica artística e desenvolvemos o Projeto Desafio, que leva esportes a 1,5 mil crianças moradoras de áreas de maior vulnerabilidade social”, disse.
Já o presidente do CMDCA, Antônio Dantas, relatou que esse trabalho conjunto é estabelecido com base na confiança. “E, se depender do poder público e do conselho, essa parceria só tende a se fortalecer”.
Celso Barbuto, presidente da ADC Finasa, afirmou que todos os parceiros estão unidos com um só objetivo, que é o de fazer melhor para as crianças. Ele também falou sobre a obra do Centro Esportivo, que está em andamento desde o 1º semestre e deve ser concluída no final deste ano. “O projeto está se tornando realidade e será um marco nacional de qualidade no esporte. É também um exemplo do poder público e da iniciativa privada trabalhando mais uma vez pelo bem comum”, relatou, acrescentando que a entidade já investiu R$26 milhões em projetos sociais na cidade.
Barbuto destacou ainda que a obra receberá o maior certificado de sustentabilidade do mundo. “Por exigência dessa certificação, os caminhões terão seus pneus lavados antes de saírem da obra, para não sujar as ruas. E todo o entulho que sair da construção terá uma garantia de reaproveitamento. Vamos ser exemplo para o Brasil”, destacou.
A importância da parceria entre o Finasa e a Prefeitura também foi destaca pelo prefeito Emidio de Souza. “Nosso relacionamento é de contínuo sucesso e vem ajudando a cidade a se fortalecer e se projetar. Sozinhos não poderíamos fazer projetos como a reforma do ginásio de ginástica olímpica e o projeto Desafio, por exemplo, por isso é tão importante trabalharmos juntos. Isso sem falar no Centro Esportivo, que vai trazer ainda mais benefícios à nossa cidade”, disse.
O projeto
O Centro Esportivo Finasa é dividido em quatro blocos: administrativo com três pavimentos; alojamento com dois pavimentos mais subsolo; refeitório, mais piscina e subsolo; além de 5 quadras esportivas.
O espaço contará também com salas de musculação, fisioterapia, consultório médico, vestuário com box para portadores de deficiência física, sala de treinamento, memorial, copa, além de sanitários masculinos e femininos.
No local, serão atendidos 153 atletas do Finasa, além de 54 núcleos esportivos de escolas municipais, num total de 3 mil jovens.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Faisal Cury, o deputado estadual Marcos Martins e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Renato Afonso Gonçalves.