A “ladeira do Geodésico”, na Cidade das Flores, será o palco da disputa, inspirada na famosa onda havaiana de Sunset Beach
Com o apoio a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer do município, Osasco sedia o 1º Encontro Brasileiro de Carveboard, válido pela 2ª etapa do Circuito Paulista – Real Surf no Asfalto 2012 – Sunset Osasco, no dia 27 de maio, a partir das 9 horas. O evento é organizado pela Federação Paulista de Skate.
O encontro contará com a participação de atletas de Praia Grande, São Vicente, Sorocaba, Itu, ABC e Santos, além de competidores de diferentes regiões do país como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Espírito Santo.
A “ladeira do Geodésico”, na avenida Eucalipto, na Cidade das Flores, foi o circuito escolhido como palco da disputa devido à inspiração na famosa onda havaiana de Sunset Beach. Sunset significa onda maçuda e comprida, onde é preciso saber desenhar linhas, características que a ladeira apresenta por ser extensa e larga, deixando o atleta à vontade para fazer a linha que achar melhor.
A competição será dividida em três categorias: Open, Master (36 anos) e Gromets (até 15), com valor de 50 reais por inscrição. Além da competição, o público também poderá participar do Tarp Surf, uma atividade comum entre surfistas e skatistas em todo o mundo, onde uma lona simula um tubo. A programação inclui ainda aulas básicas de carveboard oferecida por profissionais.
O Caverboard
O Carveboard é um esporte em crescimento no Brasil e vem ganhando cada vez mais adeptos de todas as faixas etárias. O esporte é a junção do skate e do surf. Surgiu por volta de 1992, quando o surfista Laird Hamilton começou a desenvolver um skate para simular o surf.
Construído a partir de peças usadas e pneus de bicicleta, o projeto aproveitou conceitos mais modernos de eixos sobre molas e inclinação no shape. Partindo deste princípio, Joe e Brad Gerlach, surfistas, criaram o primeiro protótipo do “carve”, para ser utilizado na gravação de um vídeo de dicas de surf. Com a adaptação do novo modelo de skate, os criadores começaram a utilizá-lo para treinar quando o mar não apresentava ondas.
Brad vislumbrou o potencial do skate e o batizou com o nome de carveboard, de onde o termo carve vem da cavada, manobra em que o surfista faz uma curva fechada, inclinando bem o corpo. Em 1997, ele criou a carveboard sports e começou a fabricar o equipamento em larga escala.
A estrutura do equipamento consiste numa prancha de madeira apoiada sobre eixos com molas de baixa resistência, capazes de proporcionar inclinação de até 45 graus. As rodas, revestidas por pneus calibráveis, permitem o domínio da velocidade de acordo com a pressão escolhida.
Campanha do Agasalho
Em apoio à edição “Campanha do Agasalho 2012”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Osasco, a organização do evento conta com a colaboração dos atletas e do público para a arrecadação de blusas e agasalhos em bom estado.