Na primeira fase, representantes do Museu Lasar Segall foram ao Centro POP e propuseram atividades aos frequentadores. A seguir, um dia será marcado para eles visitarem o museu.
Na tarde de 10 de maio, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) do Jardim Piratininga, coordenado pela Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco, recebeu a visita de representantes do Museu Lasar Segall e de um artista argentino que faz intervenções urbanas, Leandro, que desenvolveram, junto aos frequentadores do centro, uma atividade lúdica chamada “Meu Museu Pessoal – Poesia no Cotidiano”. A ideia é resgatar a autoestima dos moradores de rua por meio da arte.
As representantes do Museu Lasar Segall, Ana Luisa Nossar e Marina Herling conversaram com os usuários do Centro Pop e propuseram uma atividade: cada um deveria construir seu próprio museu. A escolha do acervo e como expor os objetos seria uma decisão individual. “Este é um procedimento comum em museus. Com isso, estabelecemos um diálogo com base nas questões ‘o que é um museu’ e ‘o que é arte’”, resumiu Ana Luisa.
“O exercício é a primeira parte de um processo de levar o museu até as pessoas e mostrar que a arte é acessível a todos”, explicou o educador do centro, Orlando Coelho. Ele é responsável pela parceria com museus, e já levou os usuários do centro ao Museu da Arte Brasileira e ao Museu Afro-Brasileiro. “Sou conhecido por eles como ‘o homem dos passeios’”, conta ele, que os acompanhará, em breve, ao Museu Lasar Segall.
“A arte tem muito a contribuir. É um estímulo e uma terapia, ao mesmo tempo: por meio de atividades artísticas conseguimos dialogar com eles através de uma outra linguagem, e conseguimos incentivá-los a se apropriar de espaços públicos por meio da arte”, explicou Carla Germano, coordenadora do Centro POP.
“No Centro POP procuramos despertar, por meio da arte e da música, a vontade de essas pessoas se reerguerem e saírem da situação de rua. Temos oficinas, o Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova), em parceria com a Secretaria de Educação, aulas de educação física, em parceria com a Secretaria de Saúde, e grupos que discutem cidadania, sustentabilidade e outros temas”, completou.
Sobre o Centro POP
Inaugurado em 2008, o centro funciona como um complemento aos albergues: além das oficinas, são oferecidos auxílio técnico e psicológico e alimentação. O funcionamento é diário, entre 8h e 17h.
Mais informações: Secretaria de Assistência e Promoção Social
Telefone: 2183-6700