O livro paradidático, destinado a crianças e adolescentes, está focado nas mudanças climáticas e traz um panorama ambiental da cidade
A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (Sema), em parceria com a gráfica e editoria A Flor de Acácia, lançou na segunda-feira, 7 de maio, no Osasco Plaza Shopping, a cartilha de Educação Ambiental “Planeta Jovem: Carlota e Maristela falando de mudanças climáticas”. A publicação objetiva despertar o respeito e amor à natureza no público infanto-juvenil, além de informar sobre a importância da diminuição da geração de resíduos, da reciclagem e do uso racional dos recursos naturais. O conteúdo foi inspirado nos projetos ambientais desenvolvidos pela Sema em Osasco.
A abertura contou com apresentações de artistas locais, como Thélio Romanholo (compositor, cantor e produtor de eventos), Grupo Pé de Poesia e Isa Ferreira (compositora, cantora e coordenadora do projeto Domingo no Parque).
Em seguida, a contadora de histórias Marili da Conceição Alexandre, coordenadora da Extensão Cultural da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, falou da importância da observação da relação do homem com o meio ambiente por meio da poesia.
Carlos Aparício Clemente, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, mencionou a visão e a preocupação com a temática ambiental inserida no sindicato por Carlos Marx, durante o período que dirigiu a assessoria de imprensa da entidade. “Estamos realizando o VII Congresso dos Metalúrgicos e um dos temas em discussão é o meio ambiente no dia a dia dos trabalhadores”.
José Carlos Jorqueira, diretor da Flor de Acácia Gráfica e Editora, falou brevemente como surgiu a proposta da cartilha. Explicou sobre o compromisso da editora com a sustentabilidade e do uso do selo FSC (símbolo do Forest Stewardship Council), entidade de preservação de florestas que se tornou referência ao criar um sistema para avaliar, do ponto de vista ambiental e social, a extração da madeira usada na fabricação de móveis e papéis. “A Flor de Acácia espera que todas as informações da cartilha possam ser colocadas em prática por todos”, destacou.
A secretária de Educação, professora Marinalva de Oliveira, discorreu da importância do projeto Eco-Político Pedagógico na formação dos seres humanos. “Firmamos uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e no segundo semestre a rede de ensino receberá exemplares da cartilha para serem usadas nas 5ª séries das escolas municipais”.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, iniciou sua fala dizendo que o livro paradidático chega como forma de coroar os trabalhos da Sema. “A proposta é usar a cartilha na rede municipal e estadual de ensino e nas escolas particulares. Agradeço as 30 empresas que apoiaram esta primeira edição, assim como a professora Maria de Fátima Carnelós, dirigente regional de ensino, que fará a distribuição do material para as escolas estaduais”.
“A cartilha é centrada em ações desenvolvidas na cidade como os projetos Revitalização de Minas e Nascentes, Biodiesel Osasco, Reciclagem de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. Que cada vez venham mais pessoas se juntar a nós na luta em prol da melhoria ambiental”, disse Marx, que citou ainda a boa pontuação da educação ambiental da cidade no Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Os profissionais envolvidos diretamente com a publicação foram homenageados: Ângela Maria, Silzeni Lopes, Rosi Cheque, George Tavares e Rice Araujo. A noite foi encerrada com coquetel vegetariano.
Sobre a cartilha
Impressa em papel 100% reciclado, a publicação de 40 páginas tem linguagem simples e traz várias dicas para economizar água, energia, reduzir a quantidade de resíduos gerados, além de vir com glossário. O livro será distribuído aos estudantes de 5ª e 6ª séries da rede pública, mas pode ser solicitado por outros interessados na Coordenadoria de Educação Ambiental. Em breve a versão online poderá ser acessada no site da Prefeitura (www.osasco.sp.gov.br) e no site www.pinheirospirapora.org.br.
Mais informações podem ser obtidas na própria secretaria, na avenida Bussocaba, 300, Centro, pelo telefone 3652-9512 ou pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br.