Ao som do Grupo Musical Cidadania, da Guarda Civil Municipal (CGM) de Osasco, teve início no dia 7 de maio a VII Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho, promovido pela Comissão Intersetorial e Saúde do Trabalho, pela Secretaria de Saúde/Departamento de Saúde Pública e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). O evento segue até o dia 11 de maio, das 10h às 18h, na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping.
Com a finalidade de conscientizar empregados e empregadores sobre ações preventivas de riscos à saúde no ambiente do trabalho, a semana conta com palestras, intervenções lúdicas, ginástica laboral, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, exposições e entregas de materiais informativos sobre diversos temas como DST/AIDS, planejamento familiar, dengue, ações de zoonoses, saúde da mulher, do trabalhador, mental entre outros. Além disso, haverá no local emissão de carteira de trabalho pelo Portal do Trabalhador, exposição e venda de trabalhos artesanais produzidos por pacientes orientados por agentes comunitários de saúde, dentre outras atividades. São parceiros do evento as secretarias de Cultura, de Segurança e Controle Urbano (Secontru), de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), a Guarda Civil Municipal, sindicatos e o Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (CISSOR).
De acordo com a coordenadora do CEREST, Soleny Oliveira Pereira, a Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho é primordial para enfatizar as ações referentes à Saúde do Trabalhador. “Durante esta mobilização intensificamos as ações de promoção da saúde do trabalhador e prevenção de doenças e acidentes de trabalho, tanto por parte do empregador, quanto pelo empregado, incentivando a notificação de casos para que possamos conhecer o perfil epidemiológico dos trabalhadores, identificando as causas determinantes e investindo na prevenção a partir deste perfil”, explicou.
Já a Diretora do Departamento de Saúde Pública de Osasco, Mirtes Aparecida Fabricanti, enfatizou a importância da intensificação das ações que ocorrem ao longo do ano referentes à prevenção de acidentes e doenças do trabalhador. “Os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção, por isso é importante o envolvimento do empregado, do empregador e de todos os setores da sociedade para que se empenhem e sejam vigilantes. O município de Osasco tem grande responsabilidade nesta causa, pois abriga e coordena o Cerest, órgão responsável por atender as questões relativas à saúde do trabalhador de Osasco e mais 15 municípios da região”, explicou.
José Amando mota, secretário de Segurança e Controle Urbano e autor da lei nº 3956, de 25 de agosto de 2005, que institui a comemoração da Semana no calendário oficial do município, destacou que esta é uma oportunidade para conscientização quanto ao tema, mas que as questões de saúde do trabalhador não devem ser lembradas apenas nesta semana. “Devemos fazer uma reflexão sobre o assunto que já tirou a vida de muitos e fazer vigilância em saúde e prevenção”, alertou”.
Na quinta-feira, 10 de maio, a Semana contou ainda com o IV Mutirão pela Inclusão e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência. Quem passou pelo evento recebeu informações sobre as oportunidades que existem nos municípios da região sobre o assunto. Na ocasião estiveram presentes diversos órgãos públicos que fiscalizam a Lei de Cotas e aqueles que têm interfaces com as pessoas com deficiência; entidades especializadas que atuam com pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e com trabalhadores reabilitados; empresas; escolas; sindicatos; e outras organizações que querem fortalecer o movimento pela inclusão na região.
Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Osasco, vereador Aluisio Pinheiro; o comandante Gilson Menezes da Guarda Municipal de Osasco; o presidente do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), José Elias Góis; o presidente do Sindicato Comércio Varejista de Osasco, Jurandir Pais; a diretora do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região e coordenadora da CUT regional Ana Maria Rapini; e Pedro Calixto, chefe de Segurança do Osasco Plaza Shopping, dentre outras autoridades.
Cultura
A Secretaria da Cultura participa da Semana de Prevenção Acidentes de Trabalho com um estande do Projeto Livro Livre, coordenado pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais. Ao efetuarem o cadastro, os interessados em participar do projeto automaticamente farão parte da rede da Secretaria da Cultura para concorrerem a sorteios de ingressos para espetáculos e receberem a programação cultural. Na abertura da semana, a Secretaria da Cultura também participou com a apresentação da Cia. Teatro dos Ventos, com uma performance abordando a questão dos direitos trabalhistas.
Projeto Livro Livre
O projeto tem como objetivo incentivar a distribuição e compartilhamento de livros entre a população, difundindo o hábito da leitura, e é inspirado no conceito de bookcrossing, prática comum nos Estados Unidos e na Europa. A ideia central é de que os livros que não possuem donos possam ser passados de mão em mão de forma simples e sem burocracia. Depois de ler o livro, o leitor ‘esquece’ em algum lugar movimentado para que ele seja encontrado por outra pessoa.
Serviço:
7ª Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho
Horário: 10h às 18h
Local: Osasco Plaza Shopping
Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro Osasco