A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Osasco tem se destacado na região Pinheiros-Pirapora com ações sustentáveis. A última atividade foi a distribuição de sacolas ecológicas para famílias, ocorrida na manhã de sábado, 28 de abril, na Avenida dos Autonomistas. As sacolas foram produzidas a partir da reutilização de lonas de faixas e banners.
Segundo Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, o prefeito Emidio de Souza tem estimulado todas as iniciativas da Sema, o que demonstra a preocupação de sua administração com a questão ambiental.
“O plástico é derivado do petróleo, que é um recurso natural não-renovável. Percebemos que o consumidor de Osasco tem compreendido isso e também aceitado bem a mudança das sacolas plásticas descartáveis pelas retornáveis. Para conscientizar a população sobre a importância de se preservar os recursos naturais, temos vários projetos para crianças, jovens e adultos e, além disso, distribuímos panfletos, cartazes e divulgamos na mídia nossas atividades”, disse Marx.
Um dos participantes da campanha, o professor da Fatec Arnaldo Cerioni Filho, comentou ter adotado a prática do uso da sacola ecológica em casa e tem estimulado tanto na família quanto aos seus alunos a fazerem o mesmo. “Com o uso frequente da sacola percebi a grande diminuição na geração dos resíduos e de lixo. Nós educadores devemos usar o tema ‘sacola plástica’ para apresentar conceitos relacionados à conservação do meio ambiente”.
Para Josmar Rocha, membro do Orçamento Participativo de Osasco, o uso das sacolas ecológicas é uma atitude que depende da mudança de comportamento de cada um.
A dona de casa Selma Marcondes do Nascimento, da Vila Yara, já utiliza sacola retornável nas suas compras. “As sacolas são bonitas. Eu acho que com o tempo todo mundo vai se acostumar com a ideia e não vai esquecer a sacola quando for fazer compras. Na minha casa a gente também separa o óleo de cozinha para o projeto Biodiesel”.