Prefeitura de Osasco intensifica ações de combate a leptospirose

No mês de maio a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica as ações de combate aos roedores com o objetivo de evitar os casos de leptospirose no município.

Entre as ações de intensificação está um aumento em 60% das atividades de desratização de bocas de lobo; ruas e avenidas; margens dos córregos e rios da cidade bem como em órgãos público. As atividades serão permanentes e sistemáticas durante todo o ano, representadas principalmente por medidas preventivas relativas ao manejo ambiental, medidas de tratamento da infestação, principalmente pelo método químico e o trabalho fundamental de educação em saúde realizado pelo CCZ.

De acordo com o biólogo e coordenador do CCZ de Osasco, Fábio de Souza Cardoso, a Prefeitura de Osasco investiu em material e recursos humanos, focando em treinamento e capacitação dos funcionários para a efetivação deste trabalho. “Realizamos um estudo onde identificamos as causas principais da doença, tipo de hospedeiro, área de contaminação e outros dados de importância à saúde pública. Nos últimos anos Osasco vem intensificando ações no combate a leptospirose, tanto em função dos trabalhos realizados pelo CCZ, quanto nos investimentos em obras de combate às enchentes, programas habitacionais e organização urbana”, completou.

Todos os bairros do município serão contemplados com as ações do CCZ. Segue  Mapa da intensificação de abril, maio e junho mostrando a programação nos bairros.

Leptospirose

É uma zoonose de importância mundial, causada por bactérias transmitidas pelo contato de urina de animais infectados ou água e lama contaminadas. No ambiente urbano o principal hospedeiro é o roedor. O homem pode adquirir a doença ao entrar em contato com a urina de animais infectados de modo direto ou indireto, por meio de contato com água, lama ou solo contaminados. A penetração do microrganismo ocorre através da pele com lesões, pele íntegra quando imersa em água por longo tempo ou mucosas.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.