Dando continuidade às comemorações ao Dia do Trabalhador, celebrado internacionalmente no dia 1º de maio, a Secretaria da Cultura de Osasco promove, nos dias 9 e 10, exibição gratuita do documentário “1968: Osasco é o exemplo” e do curta “O Massacre do Buriti Cristalino”, no Espaço Cultural Grande Otelo.
Com direção de Luiz Mora Grilo, o longa “1968: Osasco é o exemplo” conta a história da greve de 1968 em Osasco, que parou as fábricas da Cobrasma, Lonaflex, Brown Boveri e Barreto & Keller, e entrou para a história da luta dos trabalhadores como a primeira afronta à ditadura militar. O documentário narra o episódio sob a ótica dos trabalhadores e protagonistas que viveram desde os momentos de articulação da paralisação, a repressão a ela e todas as consequências e impactos no movimento dos trabalhadores.
Dando início à sessão, será exibido o curta “O Massacre do Burity Cristalino”, dirigido por Maria Sena e com produção de Roque Aparecido, que relembra a repressão do exército brasileiro durante a ditadura militar na caça ao Capitão Carlos Lamarca e seu companheiro Zequinha Barreto, na comunidade rural de Burity Cristalino, distrito de Brotas de Macaúbas, na Bahia.
As projeções acontecem em sequência.
Serviço:
“Osasco é o exemplo” e “O Massacre do Burity Cristalino”
Dia 9, 19h. Dia 10, 12h e 19h.
Espaço Cultural Grande Otelo
Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 – Centro
Grátis.
Mais informações: 3699-5618