Aconteceram no sábado, dia 31 de março, as inaugurações dos CREAS do Jardim Baronesa e do CRAS do Jardim Bonança
A oferta de serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) foi ampliada e está mais perto da população de Osasco. Aconteceu no último sábado, dia 31 de março, a inauguração de duas novas unidades ligadas à Secretaria de Assistência e Promoção Social.
A primeira delas foi o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) do Jardim Baronesa, que vai levar à zona Norte da cidade o mesmo tipo de serviço que já é oferecido na unidade do Centro, com atenção especial para pessoas que sofrem violações de direito, envolvendo principalmente casos de abuso sexual e violência doméstica ou infantil.
Osasco agora também conta um novo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) no Jardim Bonança, como mais um equipamento no espaço multiuso que integra o projeto, em implantação, do parque ecológico do local. No CRAS acontecem atividades voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como famílias envolvidas em casos de trabalho infantil e ainda menores em liberdade assistida.
Nos dois eventos, a secretária de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, destacou que as inaugurações fazem parte de um projeto, da administração municipal, de levar os serviços de assistência e inclusão social para mais próximo da população. No caso do CREAS, por exemplo, 350 atendidos que são realizados, atualmente, na unidade do Centro, serão imediatamente transferidos para o novo local.
“Contamos nessas duas unidades, com equipes formadas por psicólogo, assistente social e orientadores que vão se unir ao trabalho realizado nas unidades de saúde, nas escolas e também por meio de atividades culturais e esportivas para potencializar ainda mais essa rede de inclusão social oferecida pela prefeitura para garantir que as famílias possam cumprir com seu papel protetivo”, explicou. “Nossa meta é estreitar cada vez mais os laços com a comunidade para promover uma vida saudável para nossas crianças, jovens e idosos”, completou.
Já o prefeito Emidio de Souza destacou, nos dois eventos, que o principal objetivo da administração municipal é levar fazer com que seus serviços, principalmente os de inclusão social, cheguem aos cidadãos. “Também visamos oferecer espaços cada vez melhores para acolhimento e acompanhamento dos casos de vulnerabilidade social”, destacou.
Emidio também pontuou outros benefícios levados para a população dos bairros atendidos com as novas unidades. No caso do Baronesa, o CREAS foi implantado no local onde funcionava uma antiga Administração Regional. “Nessa área, também reformamos o ginásio de esportes, que pode ser usado inclusive à noite, e implantamos um playground e uma academia ao ar livre. Além disso, reformamos a Emei e a creche do bairro”, elencou.
Já o Bonança, onde está o novo CRAS, faz parte do maior projeto habitacional da história, da cidade, e que está transformando favelas em verdadeiros bairros. “E aqui mesmo onde hoje inauguramos esse CRAS, vamos criar o maior parque ecológico da cidade, com 150 mil m² de área verde. Ela foi desapropriada pela prefeitura e já fizemos, inclusive, a restauração do casarão, que serve como sede do parque. Em breve, também vamos começar a abertura das trilhas. Espero que esse CRAS ajude ainda mais a comunidade desse canto de Osasco. Não só com serviços, mas também para que percebam que vale a pena acreditar em uma administração que investe nas pessoas”, completou Emidio.
Também prestigiaram as inaugurações os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Obras) e Jorge Lapas (Governo), o deputado estadual Marcos Martins; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluísio Pinheiro; e os vereadores Antônio Toniolo, Cláudio da Locadora, Mario Luiz Guide, Nelsinho e Valdomiro Ventura.
Endereços
CREAS – Rua Luiz Gatti, 135, Jardim Baronesa
CRAS Margarida Maria Alves – avenida Juscelino Kubitschek, 615, no Jardim Bonança (Casarão do Parque do Jardim Bonança)