Os moradores do Residencial Lorian Boulevard, no Jd. Adalgisa, por meio de sua Associação e Moradores, realizaram a primeira assembleia para adesão ao projeto Bolsão Residencial. O evento aconteceu no Salão de Festas do Residencial e contou com a participação de cerca de 192 moradores do local que conta com 298.
Na plenária, o vice-presidente do Lorian, Hélio Trevizan Jr, comentou os objetivos da adesão ao projeto. “A qualidade de vida deve prevalecer e a associação sempre se preocupa com a segurança do local”, ressaltou.
O secretário de Governo, Jorge Lapas, destacou que o bairro não encontrará muitas dificuldades em aprovar a implantação do projeto e explicou. “O loteamento Lorian Boulevard é um bairro bem estruturado na questão da segurança, limpeza e na promoção da qualidade de vida”, disse.
E ainda, Lapas aproveitou a oportunidade para destacar que a Prefeitura, por meio das secretarias de Obras e Serviços (SSO) e Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAN), está trabalhando na melhoria do trânsito na região, restaurando, melhorando e mudando o sistema viário do bairro. “Nos próximos dias será entregue o alargamento da Avenida Martin Luther King com Manuel Martin, proporcionado melhor fluidez do tráfego no local”, ressaltou.
Como determina a Lei, a Associação deve realizar a segunda assembleia de aprovação à adesão na primeira semana do mês de abril. Assembleias desse tipo foram realizadas também pela Associação dos Moradores do Jardim City Bussocaba (Sacity), Associação dos Moradores do Parque dos Príncipes e Associação dos Proprietários da Rua Fioravante Viel, que protocolaram o projeto para análise e aguardam manifestações e aprovação da SEHDU.
Bolsões Residenciais
São áreas da cidade nas quais a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU), autorizará o fechamento com portão ou guaritas. Vale para ruas residenciais sem saída e vias de circulação que se destinem ao acesso local, desde que seu uso seja estritamente residencial, visando garantir mais segurança para os moradores do bairro.
Para análise e aprovação dos pedidos, que devem ser realizados por Associação de Moradores, a prefeitura criou um grupo, coordenado pela SEHDU, que também conta com representantes das secretarias de Serviços e Obras, Meio Ambiente, Transporte e Mobilidade Urbana, e Governo.
Principais exigências para a criação de Bolsões
É proibido o fechamento de ruas que fazem passagens para outros bairros, ou que possuam áreas públicas, como praças, áreas de lazer ou parques.
O pedido dos bolsões deve ser realizado por Associação representativa de moradores.
Para aprovação dos bolsões por parte da Prefeitura, é necessária a concordância de, no mínimo, 80% dos proprietários dos imóveis da área.
O pedido para a criação de Bolsão Residencial deve ser protocolado junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Também participaram da assembleia o secretário Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Serviços e Transporte e Mobilidade Urbana) e a diretora do Departamento de Uso e Solo, Simone Cristina.