A Secretaria de Educação de Osasco mais uma vez inova e se antecipa nos preparativos do Dia 7 de setembro. Em 2011, as ações foram iniciadas em abril, este ano, já em fevereiro, o tema foi apresentado aos gestores e professores da rede municipal de ensino, que irão trabalhar com os alunos as pesquisas. O tema deste ano é alusivo às comemorações do cinquentenário da cidade, com o tema “Osasco 50 anos: Povo que Educa”.
Dos dias 13 a 17 de fevereiro, todos os professores de 4º e 5º anos passarão por formação com o Instituto Ciência para criança, para apresentação do perfil do desfile, que nos últimos anos entrou na avenida apresentando ordem cronológica. Uma das novidades deste ano é que não haverá essa cronologia, o foco será Osasco antes e depois da emancipação e a cidade que queremos no futuro. As escolas e os professores receberam material com conteúdos de referência e indicações para ampliar o campo de pesquisas.
A professora Edna Guarnieri dos Santos, da EMEIEF Elio Aparecido, afirma que apresentar o tema com tanta antecedência contribui muito para o desenvolvimento em sala de aula. “Apresentar a temática organizada desta forma é nos dar a possibilidade de planejar melhor e introduzir com calma o assunto com os alunos, sem contar que o tempo é bem maior para realizarmos as pesquisas que cada escola irá fazer”, disse.
Silzete Alves dos Santos, da EMEF Oscar Pennacino, trabalha na rede há 13 anos, e diz-se muito satisfeita com a iniciativa da Secretaria de Educação de cada ano antecipar os preparos para o dia 7 de setembro. “A proposta é muito válida assim podemos apresentar de melhor forma aos nossos alunos. Com relação ao tema irá nos possibilitar conhecer melhor a história e descobrir a nossa cidade, será uma experiência inesquecível”, revelou.
A Secretaria de Educação, professora Mazé Favarão, comenta que “a metodologia para o desenvolvimento do tema é baseada na pesquisa cientifica. Os alunos e alunas serão estimulados a levantar perguntas, cogitar hipóteses, coletar informações que, certamente, é essencial para a compreensão da realidade. Sem sombra de dúvidas, o processo preparatório do desfile será tão importante quanto o próprio desfile”, concluiu.