Caravana do Conselho Municipal de Saúde de Osasco visita unidades

Na última segunda-feira, 13 de fevereiro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Osasco (CMS) visitou o Hospital Municipal Central e a Farmácia Popular do Centro. Esta ação teve como objetivo fazer com que os conselheiros reconhecessem o perfil e a realidade de cada unidade de saúde de Osasco.

Esta iniciativa teve como intenção possibilitar principalmente aos novos conselheiros terem contato com as unidades. As visitas vão acontecer em toda a rede. A comissão encaminhará ao secretário de saúde um relatório com todo o parecer da equipe.

De acordo com o presidente do CMS, Antonio Jardim, as visitas possibilitaram aos conselheiros conhecerem o fluxo de atendimento, a estrutura e os administradores dos equipamentos de saúde. “Agora os todos os conselheiros puderam ter mais intimidade com cada unidade de saúde do município, além disso, puderam constatar que o atendimento é realizado com presteza e qualidade por parte dos profissionais da saúde, mas também que há pontos que devem ser melhorados”, concluiu.

No Hospital Municipal Central de Osasco, onde os conselheiros visitaram todos os setores, foram apresentados os indicadores de atendimento, avanços e necessidades do HMCO. Para Ewandro de Castro Ruck, superintendente do hospital, a capacitação dos conselheiros sobre a rede municipal de saúde é fundamental para que eles possam exercer com qualidade o serviço prestado. “Os conselheiros possuem, entre suas atribuições, a responsabilidade de aprovar contas e projetos referentes à saúde pública de nossa cidade, por isto é primordial que eles conheçam a demanda e a estrutura da saúde como um todo”, enfatizou.

Odair da Silva Ferreira, conselheiro do CMS, comenta que agora quando alguém se referir a alguma unidade de saúde os conselheiros terão o retrato dela em suas mentes, saberão quem é o gestor da unidade e quais são as principais demandas, fato que é de suma importância para desempenhar bem o papel de conselheiro. “Eu me surpreendi com o tudo o que vi. Conheci muitos projetos e ações que são desenvolvidos e oferecidos com sucesso à população. É importante que nós, conselheiros, pessoas da sociedade civil, participemos de atividades como esta do CMS, para que possamos atuar ao lado do poder público”, concluiu.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.