Obra visa oferecer espaços pedagógicos adequados, ambientes seguros e atraentes para alunos, funcionários e toda comunidade.
Na quarta-feira, 8 de fevereiro, o prefeito Emidio de Souza, acompanhado de secretários e vereadores, entregou, completamente reformada, a Emef Luiz Bortolosso, na Vila Ayrosa. O evento faz parte do extenso calendário de inaugurações, homenagens e entregas do Cinquentenário de Osasco.
A entrega reuniu no pátio da escola mais de 200 pessoas, entre crianças, mães de alunos e funcionários da unidade, que fizeram coro ao agradecimento da diretora, Aldenete Fernandes: “A escola está lindíssima, agradeço muito o comprometimento de todos. Agora temos uma escola mais agradável e acessível para nossas crianças especiais”, disse, referindo-se aos alunos deficientes que a unidade recebe.
O secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho, enumerou o que foi feito na Emef:
Ø instalação de cobertura nos acessos;
Ø construção de vestiários para usuários da quadra – o que vai permitir que a comunidade use o espaço;
Ø pintura do piso da quadra;
Ø pintura geral interna e externa;
Ø colocação de totem;
Ø reforma da cozinha e do refeitório;
Ø reformulação de toda a área administrativa com ampliação da secretaria e diretoria;
Ø reforma geral nas instalações hidráulicas e elétricas;
Ø reforma geral nas salas de aula com ampliação de 1 sala;
Ø execução de rampa para deficientes;
Ø playground
Ø paisagismo
Já Mazé Favarão, secretária de Educação do município, focou em sua fala o avanço da Educação municipal e o reconhecimento que tem recebido. Como exemplo, citou a conquista de um prêmio do Programa Apreender, desenvolvido pela Microsoft, e que ela e o Prefeito foram receber em Londres. “Mas a qualidade da educação de Osasco se faz com ainda mais: com programas como o Recreio nas Férias e a Escolinha do Futuro, material didático e uniforme escolar de qualidade, treinamento e dedicação do corpo docente. Assim, as crianças têm todas as condições de serem alunos excepcionais”, completou.
O presidente da Câmara, Aloísio Pinheiro, também enalteceu o prêmio recebido em Londres: “Foi uma conquista maravilhosa que demonstra como a Prefeitura desenvolve um ensino de Primeiro Mundo”, elogiou.
O prefeito Emidio falou sobre a importância de criar espaços pedagógicos prazerosos. “O investimento de nossa administração na área da educação não é só na construção de prédios, mas também na ampliação das escolas, conservação, pintura, melhoria das estruturas, tornando-as acessíveis; tudo isso contribui para que o aluno tenha vontade de vir à escola e aprender. Se a escola for bonita, limpa e agradável, a criança terá prazer de vir à escola”, declarou.
Ele encerrou sua fala convidando a todos para a inauguração da CEMEI Osvaldo Gonçalves de Carvalho, localizada no bairro do Rochdale, no próximo dia 16, a partir das 16h. A inauguração contará com um show do cantor Latino.
Em seguida, o prefeito descerrou a placa que marca a entrega da reforma. Ele também visitou a biblioteca, a sala de informática e salas de aula.
Rochelle Andrade, mãe de Ketlyn Andrade de Oliveira, que cursa a 2ª série, achou a reforma excelente. “Reforma é sempre bom, e a gente espera que seja cada vez melhor.” Rochelle afirma que a pintura combina com a escola, e que as crianças pequenas se sentem bem e acolhidas. “Antes era mais sério. Agora, com esses desenhos e painéis coloridos, todos se sentem melhor”, concluiu.
Também estiveram presentes à entrega os secretários Jorge Lapas (Governo) e Carlos Marx (Meio Ambiente); e os vereadores Valdomiro Ventura, Eduardão, Antonio Toniolo, Nelsinho, Rogério Lins e Mário Luiz Guide, dentre outras autoridades e lideranças locais.