Medida entra em vigor no prazo de 30 dias e envolve zona de máxima restrição, no centro expandido; vias de restrição, correspondendo aos principais acessos à cidade; e ainda as vias estruturais restritas, que são os principais corredores viários das zonas Norte e Sul
Fruto de um estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Setran), a Prefeitura de Osasco anunciou na quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a primeira de uma série de medidas que compõem o Programa de Melhoria da Fluidez do Trânsito.
Essa primeira etapa envolve a restrição à circulação de veículos pesados nas vias públicas da cidade, plano que está dividido em três eixos: zona de máxima restrição, que compreende todo o centro expandido da cidade; vias de restrição, que correspondem aos principais acessos à cidade; e ainda vias estruturais restritas, formada pelos corredores viários das zonas Norte e Sul.
Na zona de máxima restrição, os veículos pesados não podem transitar de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas. Já nas vias de máxima restrição, o tráfego é proibido de segunda a sexta-feira, das 5 às 24 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas. E, nas vias estruturais restritas, a proibição vale de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. (ver relação completa de vias abaixo)
A medida entra em vigor em 30 dias e estão isentos da proibição os veículos urbanos de carga (VUCs), caminhões que prestam serviços de urgência, socorro mecânico de emergência e guinchos, de cobertura jornalística, obras e serviços de emergência, Correios e prestação de serviços essenciais.
Fluidez e qualidade de vida
Durante o anúncio, o decreto que proíbe o trânsito de veículos pesados em Osasco foi assinado pelo prefeito Emidio de Souza, em seu gabinete. Na sequência, ele e o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Waldyr Ribeiro Filho, detalharam o projeto.
O secretário destacou que o anúncio coincide com o primeiro ano de funcionamento da Setran. “Nesse período, adotamos primeiro medidas pontuais no setor e agora estamos partindo para medidas que abrangem o trânsito como um todo”, afirmou.
Na sequência, ele apresentou os principais fatores que levaram o trânsito de Osasco a apresentar os problemas atuais de fluidez. Dentre eles está o aumento de 91% na frota de veículos entre 2002 e 2010, passando de 160 mil para 340 mil veículos emplacados na cidade nesse intervalo. “Com isso, temos hoje a 9ª maior frota do Estado de São Paulo e que inclui cerca de 20 mil caminhões”, relatou.
O segundo é a localização do município, que tem o território cortado pelas rodovias Anhanguera, Castelo Branco, Raposo Tavares e pelo trecho Oeste do Rodoanel. “Somos um pólo atrativo de empresas de logística, o que, consequentemente, atraímos um grande fluxo de caminhões”, completou.
Há ainda o fato de Osasco receber uma sobreposição de fluxos metropolitano e rodoviário de veículos. “Eles acabam se agregando aos veículos da cidade, pois todo o fluxo que segue no sentido Oeste da Grande São Paulo passa, obrigatoriamente, por Osasco”. Segundo Waldyr, esse fator tem ainda um agravante: a cidade ser rota de fuga dos pedágios cobrados na Castelo Branco e no Rodoanel. “Dados da própria CCR, concessionária das duas rodovias, apontam que, nos horários de pico, 60% dos veículos que transitam pela avenida dos Autonomistas não possuem placas de Osasco”, comparou.
E, por fim, a adoção de restrições à circulação de caminhões e aos horários de carga e descarga, na Capital, acabaram impactando também na cidade. “Por isso, primeiro estamos anunciando a restrição aos caminhões, mas também vamos regulamentar, em breve, a carga e descarga e também o estacionamento de caçambas”, anunciou.
Ele destacou ainda que o principal objetivo é garantir fluidez ao trânsito. “Por isso, apenas as vias que cruzam a cidade têm restrição. Os pólos transportadores estarão totalmente livres”.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, lembrou que a situação do trânsito de Osasco vem se agravando e que o os problemas atuais já tinham sido antecipados pela administração pública quando foram anunciados os pedagiamentos da rodovia Castelo Branco e do trecho Oeste do Rodoanel. “Isso se soma à atração natural que o centro de Osasco tem, pela presença do comércio, dos shoppings centers, das universidades, pela presença de linhas de ônibus na região central a ainda pela necessidade de abastecimento do comércio”.
Ele destacou ainda que a medida é polêmica. “Mas um governante tem que saber enfrentar polêmicas. Estamos adotando aquilo que acreditamos que possa fazer o trânsito de Osasco andar mais e visando melhorar a qualidade de vida de nossa população”, afirmou.
Situações em que caminhões causam grande interferência no trânsito também foram citadas pelo prefeito. “O que não é mais possível é descermos a rua Primitiva Vianco, seja às 11 horas ou às 15 horas, e encontrarmos um caminhão de loja de móveis parado, interrompendo o trânsito, para fazer descarga. No Calçadão também é inadmissível que as lojas continuem sendo abastecidas por caminhões de grande porte. Além de problemas de trânsito, o pavimento não suporta o peso”, enumerou.
Além disso, o prefeito destacou que os próximos 30 dias serão destinados a uma campanha de conscientização sobre as medidas. “São ações para salvaguardar o interesse econômico da cidade e fazer com que o trânsito tenha maior fluidez. Basta as empresas de adaptarem, utilizando, por exemplo, os VUCs, que é o carro próprio para descarga nas grandes cidades. Mas temos maturidade suficiente para analisar o impacto e, se houver necessidade de mudanças, nos saberemos fazer”, finalizou.
Também prestigiaram o ato de assinatura do decreto o vice-prefeito Faisal Cury; os secretários Jorge Lapas (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente) e Rubens Bastos (Indústria, Comércio e Abastecimento); o chefe de Gabinete, José Pedro; o Ouvidor da Prefeitura, Vavá; o secretário adjunto de Trânsito, Oscar Buturi; o diretor do Demutran, Eduardo Muzzolon; e a diretora de Comunicação da Prefeitura, Emilia Cordeiro; o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; e os vereadores Eduardão, João Gois, Josias da Juco, Valdomiro Ventura, Toninho Enfermeiro, Valmir Prascidelli e Cláudio de Locadora, dentre outras autoridades.
Restrição à Circulação de Veículos Pesados em Osasco
ZONA DE MÁXIMA RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO
É a região onde os caminhões estão proibidos de transitar nos seguintes horários:
De segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas
Aos sábados, das 10 às 14 horas
Compreende toda área entre as seguintes vias: AV FUAD AUADA; AV MARIA CAMPOS; AV BUSSOCABA; R. ARMANDO BINOTI; R ALFREDO STURLINI; AV SANTO ANTÔNIO, AV SPORT CLUB CORINTHIANS; AV VISCONDE DE NOVA GRANADA E VIADUTO TANCREDO NEVES
VIAS DE MÁXIMA RESTRIÇÃO DE CIRCULAÇÃO
Vias onde os caminhões estão proibidos de transitar:
De segunda a sexta-feira, das 5 às 24 horas
Aos sábados, das 10 às 14 horas
Compreende as vias: R. MANOEL PEDRO PIMENTEL; AV HILÁRIO PEREIRA DE SOUZA; AV FRANZ VOEGELI; AV dos AUTONOMISTAS (da divisa de São Paulo até a Av. Domingos Odália Filho) e AV DOMINGOS ODÁLIA FILHO
VIAS ESTRUTURAIS RESTRITAS
São as vias principais onde os caminhões estão proibidos de transitar:
De segunda a sexta feira, das 5 às 21 horas
Aos sábados, das 10 às 14 horas
Compreende a avenida dos Autonomistas, no trecho entre o Viaduto Tancredo Neves e o Rodoanel) e ainda, na Zona Norte, as avenidas EDMUNDO AMARAL, GETÚLIO VARGAS, COSTA E SILVA; PRESIDENTE MÉDICI (parcial), JOÃO VENTURA DOS SANTOS, DOS REMÉDIOS, LUIZ RINK E ONIX e, na zona Sul, as avenidas Prefeito Hirant Sanazar, Padre Vicente Melilo, Prestes Maia, Joaquim Lapas Veiga, Kenkiti Shimomoto, Visconde Nova Granada, Sport Club Corinthians, Internacional, João de Andrade, José Barbosa Siqueira, Benedito Alves Turíbio, Mal. Batista M. de Moraes e Giuseppe Sacco.
VEÍCULOS AUTORIZADOS A CIRCULAR EM PERÍODO INTEGRAL: Veículo Urbano de Carga – VUC, Caminhões que prestam serviços de urgência, Socorro mecânico de emergência guincho, Cobertura jornalística, Obras e serviços de emergência, Correios e Prestação de serviços públicos essenciais.
Concretagem e concretagem-bomba
VEÍCULOS AUTORIZADOS A CIRCULAR DAS 5 ÀS 16 HORAS:
Remoção de terra e obras civis, Feiras Livres, Mudança, Coleta de Lixo
VEÍCULOS AUTORIZADOS A CIRCULAR DAS 10 ÀS 20 HORAS
Transporte de Valores
VEÍCULOS AUTORIZADOS A CIRCULAR DAS 10 ÀS 16 HORAS
Obras e serviços de infra-estrutura urbana, Remoção de entulho e transporte de caçambas
Senhor prefeito, o senhor poderia explicar como as empresas que ficam na região central de Osasco farão para receber suas matérias primas e despachar suas mercadorias com a restrição do tráfego de caminhões em Osasco? ou estas empresas não tem importância para o senhor? Já vou adiantando, durante a noite não é possível realizar todas as operações de carga e descarga, e mesmo que fosse aumentaria muito os custos das operações. Em Osasco o impacto que os caminhões causam é irrelevante para o transito,pense nos trabalhadores da àrea restrinja apenas nos horários de pico 7:00 hs as 9:00 hs e das 17:00 hs as 20:00 hs por favor, esta medida faria muito mais efeito e não prejudicaria as empresas e seus trabalhadores.