Laboratório de diagnóstico já está em funcionamento no Centro de Controle de Zoonoses de Osasco

Está em funcionamento, desde 2 de janeiro, o Laboratório Clínico para exames veterinários no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Osasco. Com o objetivo de proporcionar ainda mais o bem estar animal, o laboratório está apto a realizar exames veterinários coprológicos, urinários ou hematológicos, que contribuem para o diagnóstico e para a prevenção das doenças nos animais.

Para a realização dos exames, o CCZ conta com profissionais especializados, incluindo veterinários, biólogos, agentes de zoonoses e equipe administrativa.

Para Fábio de Souza Cardoso, biólogo e coordenador do CCZ, a importância do laboratório clínico se dá no campo da medicina para diagnóstico, o que é essencial para os médicos veterinários. “Além de agilizar todos os procedimentos realizados na unidade, a presença de um laboratório de análises clínicas permite aos veterinários o acesso aos dados de forma ágil, tornando mais eficaz o tratamento”, explica.


Sobre o CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade do Departamento de Saúde Pública da Secretaria da Saúde responsável por prevenir a transmissão de doenças entre animais e seres humanos e vice-versa, e promover o bem estar humano e animal por meio da educação em saúde e pela promoção do conceito de posse responsável de animais.

O CCZ está localizado na avenida Prof. Lourenço Belloli, 1480 – Parque Industrial Mazzei e seu horário de atendimento é das 8h às 17h. O local oferece diversos serviços, dentre eles:

– Desinsetização e Desratização – em áreas públicas, áreas livres e órgãos públicos. Visa combater a proliferação de roedores e insetos transmissores de doenças como leptospirose;

– Captura e remoção de animais domésticos – cão, gato e animais de grande porte, de acordo com o que preconiza a Lei Municipal nº 3.999 e Lei Estadual 12.916/08;

– Captura e remoção de animais silvestres – aves exóticas e da fauna brasileira, macacos, morcegos e outros, para tratamento e/ou destinação a criadouros específicos;

– Vistorias pelo laboratório de animais da fauna sinantrópica – para orientação ao controle de pragas, escorpiões, carrapatos, entre outros;

– Doação de animais – animais em boas condições de saúde são separados para adoção, bem como os filhotes. As doações ocorrem de segunda a domingo no CCZ em horário de expediente, nas feiras itinerantes e todo primeiro sábado de cada mês no CCZ na feira Sábado Bom Pra Cachorro, composta por atividades recreativas abertas à população.

Atualmente há no CCZ cerca de 60 animais, entre cães e gatos, dos quais a maioria está pronta para adoção. Para garantir o sucesso destas ações, os agentes de zoonoses foram capacitados e qualificados para desenvolver o trabalho de campo com maior eficiência e respeito ao meio ambiente.

Além disso, CCZ de Osasco conta com o Programa de Controle do Aedes Aegypti, responsável pelo combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue; e o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que realiza palestras, eventos, teatro de fantoche e exposições visando informar a população sobre as mudanças de hábitos que favorecem o controle de animais.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.