Dados da Secretaria de Saúde de Osasco referentes ao ano de 2011 apontam que o Programa de Saúde Bucal fechou o ano com avaliação positiva de atendimento. Segundo a coordenação do programa, o atendimento neste ano foi um sucesso, com a realização de 201.960 atendimentos individuais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais de 30 mil atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Osasco.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Osasco, Soraia Camarneiro, houve também evolução em relação ao ano passado. Em 2010 foram realizados 185.041 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Esse crescimento se deu por conta da atenção que a administração municipal tem dedicado ao programa. “Foram realizados 201.960 atendimentos individuais nas UBS e mais 30 mil atendimentos no CEO. O bom desempenho do Programa de Saúde Bucal em Osasco reflete na atenção e investimento por parte da administração, mas principalmente, pela dedicação dos profissionais da área”.
Na atenção à saúde bucal no município existem 146 cirurgiões dentistas, dos quais 90 atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizando procedimentos curativos e preventivos de Atenção Básica, tais como dentística restauradora, periodontia básica, cirurgia simples e procedimentos preventivos, além de realizarem procedimentos de Promoção à Saúde Bucal, com a realização de palestras educativas para grupos de gestantes, idosos e crianças.
Os outros profissionais atendem um público específico e atuam no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); em escolas municipais da rede pública de Osasco; no Programa DST/AIDS/hepatites; nos Centros de Detenção Provisória; nos Centros de Atenção ao Idoso; em escola especial para pacientes sindrômicos, com paralisia cerebral ou deficiência mental; e na Policlínica João Domingos Correia (Zona Sul), com atendimento às gestantes de alto risco do município e a bebês de até 3 anos.
Além dessas ações, nos últimos anos, o município em parceria com a FOSP (Fundação Oncocentro de São Paulo) realiza a campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, concomitante à campanha de vacinação dos Idosos contra a Influenza, que ocorre nos meses abril/maio. Esta campanha é realizada em todas as UBS’s, Centro de Atenção ao Idoso e Policlínicas.
A Coordenação de Saúde Bucal Municipal realizou ao longo do ano cursos para capacitação dos profissionais da Odontologia e também em parceria com os municípios vizinhos, que faz parte do programa de Educação Continuada, sendo abordados temas escolhidos pelos próprios profissionais.
Saúde Bucal nas Escolas
A Secretaria de Saúde promoveu ainda ações de prevenção e promoção de saúde bucal em escolas municipais da rede pública de Osasco (EMEF, EMEI e Creches) realizando mais de 200 mil procedimentos coletivos em crianças de 0 a 10 anos. Nas unidades escolares, as equipes de cirurgiões dentistas promoveram palestras educativas sobre saúde bucal, triagem e posterior encaminhamento para o atendimento na UBS das crianças com necessidade de tratamento. Além disso, houve a distribuição de kits compostos por escova e creme dental e aplicação tópica de flúor gel.
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
No CEO foram realizados 50 mil procedimentos odontológicos e 30 mil atendimentos, entre as 7 especialidades oferecidas, que são periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, atendimento a pacientes especiais (hipertensos, cardíacos, gravidez de risco, diabético), prótese dentária, semiologia (especialidades – prevenção de câncer bucal) e odontopediatria. Além disso, foram confeccionadas mais de 1,2 mil próteses dentárias e feitos 2.590 procedimentos cirúrgicos.
O CEO em Osasco é a unidade do sistema de saúde que serve de referência para atendimento especializado em saúde bucal e funciona em três períodos, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira. Faz parte do Programa Brasil Sorridente, uma parceira com o governo federal, mas todo o fluxo de referência e contra-referência dos serviços odontológicos é estabelecido pelos protocolos municipais. Para ser atendido no CEO, é necessário que o paciente esteja em tratamento em uma UBS e que ele seja encaminhado para o CEO para realizar procedimentos que não são oferecidos nas unidades.