SEMA de Osasco forma alunos da 1ª Oficina de Móveis Ecológicos

Alguns móveis ecológicos ficarão expostos até o dia 30, no hall de entrada da prefeitura. Inscrições para a segunda turma já estão abertas.

Sempre atenta ao compromisso com a sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, desde o início da administração Emidio de Souza, já desenvolveu inúmeros projetos de proteção e valorização do meio ambiente. Um deles é a oficina de móveis ecológicos, que formou sua primeira turma de 15 alunos na tarde de segunda-feira, 12 de dezembro.

Os móveis, feitos com madeira de paletes, são totalmente artesanais. Algumas peças ficarão expostas até o dia 30 no saguão da prefeitura, e depois seguirão para uma exposição itinerante pela cidade. “Queremos mostrar a mais pessoas o que é possível fazer com materiais que comumente se descarta no meio ambiente. O que vemos aqui são móveis de qualidade, de acabamento perfeito, feitos com madeira que seria jogada fora”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx.

Para o prefeito Emidio de Souza, a iniciativa vai além da questão ambiental. “Retirar esse material do meio ambiente já é de suma importância. Transformá-lo em algo que realmente pode ser utilizado dentro de casa, com qualidade e beleza, é uma associação perfeita. Fico ainda mais feliz em saber que essa primeira oficina foi um sucesso, porque o projeto agrega outros valores à questão, como a geração de renda”, disse.

O curso, ministrado pelo habilidoso professor Fernando Montañana Tórtola (mcamontanana@hotmail.com), teve duração de 3 meses, e aconteceu no Parque Chico Mendes. As inscrições para a segunda turma já estão abertas, e podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, que fica na sala 41 do Paço Municipal. As aulas do próximo curso terão início no dia 12 de fevereiro.

Jorge Roberto Cavalcante, um dos formandos, recomenda o curso a todo mundo. “Até quem nunca tratou com madeira e serrote é capaz e produzir móveis lindos. Aprendemos a técnica com o professor Fernando e cada um imprime seu estilo nas suas produções. Aprendemos a dar valor, qualificar e classificar a madeira. Além de aprendermos um ofício, apuramos nossa responsabilidade social”,

O vereador Cláudio da Locadora também prestigiou o evento.

Check Also

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.