Na última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, o prefeito Emidio de Souza, vice-presidente da entidade, cobrou uma ação mais concentrada do Governo do Estado para o enfrentamento às chuvas de verão.
Na manhã da terça-feira, dia 13 de dezembro, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou da última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, cuja diretoria executiva integra, na função de vice- presidente. O evento aconteceu no salão de Atos Tiradentes no Memorial da América Latina.
O encontro se deu ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente do Conselho e de demais prefeitos das 39 cidades que compõem a entidade. O Conselho tem a finalidade de discutir problemas comuns dos municípios e estabelecer prioridades para aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento.
O prefeito Emidio aproveitou a oportunidade para cobrar dos conselhos uma ação conjunta entre o Estado e as prefeituras para o enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas do início do ano. “Todas as cidades são pesadamente atingidas, algumas com mais gravidade em um momento do que outras, por isso precisamos de uma ação mais concentrada do Governo do Estado no cumprimento da limpeza dos piscinões”, disse.
No encontro, foi apresentado aos prefeitos o balanço dos workshops realizados em novembro último “Construindo a Governança Metropolitana”, que tiveram o objetivo de capacitar agentes públicos municipais, vereadores e representantes da sociedade acerca dos mecanismos da governança metropolitana e obter subsídios para definir a forma de composição e de organização dos Conselhos Consultivos sub-regionais e das Câmaras Temáticas e Câmaras Temáticas Especiais.
Ficou estabelecido que os Conselhos e as Câmaras deverão ser criados e preenchidos para o desenvolvimento dos trabalhos da próxima reunião, prevista para a segunda quinzena de janeiro, sendo que as Câmaras Temáticas permanentes irão tratar de saneamento básico, mobilidade urbana, poluição ambiental e combate às drogas, enquanto as temáticas especiais discutirão Copa do Mundo e novo aeroporto comercial.
O encerramento do evento se deu com a presença do governador Geraldo Alckmin, que seguiu a pé até o Terminal Barra Funda, ao lado do Memorial, com os demais presentes para o lançamento da operação de integração do Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) com o Metrô e a CPTM.