“Olimpíadas do Cinquentenário” serão realizadas com envolvimento de lideranças esportivas e culturais de Osasco

A Comissão do Projeto “Osasco 50 Anos”, representada pelo seu coordenador, Roberto Espinosa, e pelo membro do Comitê Executivo e articulador da Secretaria de Governo de Osasco, Aldo de Miranda Rocha, promoveu uma reunião na manhã de terça-feira, 13 de dezembro, no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, com o objetivo de lançar um desafio aos representantes das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Saúde referente à organização das “Olimpíadas do Cinquentenário” da cidade, um conjunto de eventos culturais e esportivos em comemoração aos 50 anos da emancipação político-administrativa da cidade.

Cerca de 25 pessoas participaram da reunião e debateram formas de acelerar a organização das Olimpíadas, que deverão acontecer nos festivos da cidade, no mês de fevereiro de 2012, com calendário de competições previsto entre os dias 4 de março e 31 de maio. O diretor de Esportes de Osasco, Júlio Amorim, conduziu os trabalhos de discussão do tema. “Este é um momento de destaque do município e dos esportes na cidade. Convido todos os militantes de todas as áreas da administração para o desafio que enfrentamos. Digo que é um orgulho e privilégio podermos realizar um evento dessa magnitude, que será lembrado por vários anos”, destacou.

De acordo com o coordenador do projeto, Roberto Espinosa, o objetivo das Olimpíadas é “dar estrutura e marca comuns a uma quantidade significativa de eventos já realizados no município, juntando-os a iniciativas novas, no quadro de uma olimpíada cultural e esportiva ampla, constituindo um evento inédito na cidade, dadas as suas dimensões e interação da comunidade em geral”, disse.

Espinosa foi abrangente em sua explicação. “Em virtude da grandiosidade do evento, pensamos em realizar uma Olimpíada no sentido grego, envolvendo não apenas atividades esportivas, mas também culturais. È verdade que estamos em cima da hora, mas temos tempo para realizarmos com sucesso o evento se tivermos esforço, vontade e empenho dos participantes das várias modalidades esportivas e culturais da cidade”, argumentou.

Ele disse ainda que a Comissão programou cerca de 18 modalidades realizáveis, sendo algumas delas: damas, tênis de mesa, atletismo, natação, xadrez, ginástica artística, bocha e malha, futsal, futebol society, artes marciais, judô, esportes radicais, corrida de rua, Passeio Ciclístico da Emancipação, Olimpíadas Estudantis e Infantil do Cinquentenário, Olimpíadas da Terceira Idade e Paraolimpíadas, dentre outras.

O coordenador do projeto explicitou o objetivo do diálogo amplo. “Há uma grande vontade do prefeito Emidio em realizar as Olimpíadas. Do ponto de vista dele é fundamental que os esportistas locais, assim como os artistas, sejam valorizados e reconhecidos. As Olimpíadas só acontecerão se as diversas lideranças e praticantes das mais variadas modalidades esportivas e culturais se mobilizarem e se associarem para nos ajudar. A Prefeitura consegue arcar com os meios necessários, como: espaço para os eventos, infra-estrutura de divulgação, disponibilidade de arbitragem e premiação e a própria inserção das Olimpíadas nos festejos do cinqüentenário”, explicou.

Segundo Espinosa, os representantes municipais dos Esportes, Cultura, Educação e Saúde ficarão responsáveis por adequar formato da competição, regras, categorias, número de participantes potenciais, locais de disputa, estrutura necessária para a realização dos jogos, dentre outras ações de organização. A administração pública pretende contar ainda com a mais ampla participação da juventude osasquense vinculada às redes escolares públicas e particulares e às organizações não-governamentais.

Aldo Rocha endossou o sentido da organização e falou do público-alvo. “A idéia das Olimpíadas é atrairmos o jovem para a vivência das ações na cidade e para o exercício da cidadania. Não nos esqueceremos jamais dos demais públicos e por isso gostaríamos de assumir um envolvimento amplo de todas as secretarias que participam desta reunião junto à sociedade civil”, esclareceu.

Dentre as principais ações previstas no projeto, está o estímulo ao exercício da cidadania e a construção da identidade da cidade, mediante a valorização da cultura, da prática de esportes e do respeito pela cidade de Osasco. Em um segundo momento, descobrir, identificar talentos culturais e esportivos, bem como estimular seu aperfeiçoamento mediante a concessão de bolsas de estudo ou de patrocínios, através de parcerias público-privadas. Há também o intuito de incorporar as Olimpíadas ao calendário oficial da cidade.

A Comissão promoverá ainda o estreitamento do diálogo com as secretarias de Educação, de Cultura e de Esportes, bem como de todos os demais agentes sociais, políticos e organizacionais envolvidos.

Check Also

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.