A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio dos departamentos de Saúde Pública e Atendimento Primário, com a participação dos programas Saúde da Mulher e DST/AIDS/Hepatites e o apoio do Instituto Acqua, promove entre os dias 20 e 28 deste mês uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa.
A campanha acontece em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. “Nossos eventos, em Osasco, têm como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção“, disse a diretora do Departamento de Saúde Pública, a médica Mirtes Aparecida Fabricanti.
No dia 20, estão programadas duas atividades. A primeira acontece das 8 às 9 horas, em frente a Prefeitura de Osasco, com entrega de folder e laços Rosas e apresentações de bonecões.
A segunda, no Calçadão da Antônio Agu, envolve equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que realizarão ações de orientação sobre a prevenção do câncer de mama, entrega de material educativo, aferição de pressão arterial e de glicemia, e também com a participação dos bonecões. As 15h30, acontece o encerramento, com atividade do Programa Saúde com Movimento.
Já entre os dias 21 e 28 de outubro, serão realizadas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, com palestras com o tema “Outubro Rosa em Osasco: orientações e prevenção do câncer de mama”.
Para a diretora do departamento de Atendimento Primário, Solange Cristina, a meta das ações é sensibilizar o maior número possível de mulheres sobre a prevenção do câncer. “Faremos tudo de forma lúdica, será como uma pausa na rotina diária para que mulher olhe para si mesma”, disse.
Já para o secretário Gelso de Lima, o Outubro Rosa é um alerta para importância da prevenção. “Em Osasco, nossa meta é investir em ações que promovam a saúde para melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, concluiu.