NOVA EXPOSIÇÃO CONTA A HISTÓRIA DA ENERGIA EM SÃO PAULO

Balão
Balão

Estará aberta ao público, a partir de 4 de junho, a Exposição Permanente Memória do Gás. A Exposição, que fica dentro do Centro Operacional da Região Metropolitana de São Paulo da Comgás, no Brás (Rua Capitão Faustino de Lima, 134), conhecido por Complexo do Gasômetro, conta por meio de painéis, fotos, vídeos e maquetes em holografia, parte da história da cidade de São Paulo, traçando um paralelo entre alguns fatos marcantes do passado da capital e a evolução do uso do gás, energia que impulsionou o crescimento da cidade.

Casa dos Compressores
Casa dos Compressores

As visitas à exposição, destinada principalmente a estudantes acima de 12 anos e de ensino técnico e universitário, poderão ser realizadas também pelo público em geral. Os visitantes contam com a monitoria da Fundação Patrimônio Histórico de Energia do Estado de São Paulo. A Exposição Permanente da História do Gás estará aberta à visitação às quartas e às sextas-feiras, em dois horários, às 9h30 e às 14h. Cada visita dura aproximadamente duas horas.

Entre as atrações da Exposição, está uma maquete sobre a atividade do vaga-lume, que acendia os 700 lampiões a gás que iluminavam a São Paulo de 1877, na época com pouco mais de 31 mil habitantes.

Compressores restaurados
Compressores restaurados

O espaço que abriga a exposição foi tombado pelo Condephat e pelo Conpresp e foi completamente restaurado e revitalizado pela Comgás. Lá ainda estão os antigos compressores utilizados pela empresa para distribuir o gás canalizado para a cidade.

A Comgás disponibiliza ônibus para as escolas de Osasco que tiverem interesse em conhecer a Exposição. Para agendar a visita, em grupo, ou individual, os interessados deverão se inscrever pelo site da Comgás (www.comgas.com.br) ou pelo telefone 11 3333 5600 (ramal 226).

Gás em São Paulo

A inglesa San Paulo Gas Company Ltd. instalou-se em São Paulo em 1872, época em que a demanda por energia era crescente, devido ao rápido desenvolvimento econômico da cidade. O gás produzido, de hulha e coque, era responsável pela iluminação pública e para 174 residências particulares da cidade.

Construção do Balão
Construção do Balão

Com o início da industrialização, o enriquecimento dos barões do café e a imigração o número de habitantes da cidade mais que duplicou em um período de 20 anos. Em 1890, o número de lampiões, denominados combustores naquele momento, chegou a quase 2000.

Na década de 20, com chegada da empresa canadense The São Paulo Tramway, Light and Power Co., Ltd., a Light, que ganhou a concessão de exploração da iluminação pública, o gás passou a ser substituído pela eletricidade. O número de lampiões que iluminavam a cidade foi reduzido. Entretanto, paralelamente a esta redução, houve o crescimento do consumo de gás para o aquecimento e uso em fogões residenciais, além do uso comercial e industrial em fornalhas.

A Exposição
A Exposição

Em 1968, a companhia foi municipalizada e passou a ser denominada Companhia Municipal de Gás – Comgás. Na década de 70, passou a produzir gás de nafta, que apresentava melhor custo que o carvão mineral e era de fácil distribuição para a toda a cidade, então com cerca de 6 milhões de habitantes.

Em 1984, o controle acionário da então Companhia de Gás de São Paulo, passou a ser da Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Em meados de 90, a Comgás começou a distribuir o gás natural. Em 1999, a companhia foi privatizada e seu controle acionário passou a ser do Grupo BG e Shell Brasil.

Gasômetro
Gasômetro

Complexo do Gasômetro

A Comgás reativou em fevereiro deste ano sua sede histórica, o Complexo do Gasômetro, no Brás. A área de 24 mil metros quadrados, tombada como patrimônio histórico da cidade voltou a funcionar como Centro Operacional da Região Metropolitana da Comgás. A restauração, iniciada em 2006, mereceu investimentos de R$ 38 milhões, aplicados tanto na preservação dos detalhes originais do prédio que abrigou a sede da empresa por mais de 80 anos, quanto na implantação de tecnologias que tornam o prédio um edifício auto-sustentável.

Vista Panorâmica
Vista Panorâmica

Recursos como reuso de água, geração de energia elétrica a partir do gás natural em uma planta de co-geração, tratamento biológico de efluentes, coleta seletiva de lixo e também unidades condensadoras do sistema de ar-condicionado movidas a gás natural são utilizados no Complexo do Gasômetro.

Check Also

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.