O Conselho Municipal de Saúde de Osasco realiza, até 4 de outubro, uma série de plenárias com o tema “O que é Conselho Gestor, sua função e responsabilidades no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os eventos serem como preparação para as eleições do Conselho Gestor das Unidades de Saúde de Osasco, que acontecem no dia 22 de outubro.
Com o objetivo de informar sobre o que é, como funciona e quais são as responsabilidades do Conselho Gestor, além dos direitos e deveres do conselheiro e quais procedimentos para concorrer ao cargo, as plenárias acontecem em escolas, igrejas, associações de diversos bairros do município (ver programação abaixo).
Sendo um órgão de instância colegiada, o Conselho Gestor tem funções de caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo. Sua finalidade é atuar e deliberar na formulação e controle da execução da Política Municipal de Saúde, efetivando a participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS.
Segundo Regina Martini, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Conselho Gestor é um instrumento que possibilita dialogar, controlar, acompanhar, propor medidas e avaliar o atendimento nas unidades de saúde. “Os conselheiros que atuam neste projeto são assessorados pelo CMS e capacitados para ouvir a população a fim de obter sugestões que visem aprimorar o atendimento de saúde”, comentou.
As inscrições acontecem de 26 de setembro a 5 de outubro e para ser candidato é preciso morar em Osasco e ter mais de 18 anos. “Também é imprescindível gostar de fazer trabalhos sociais, comunitários e de lidar com pessoas, já que este é um serviço voluntário e sem remuneração”, ressaltou a presidente.
Saiba mais – Os conselhos gestores são formados por pessoas da comunidade e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, para juntos, discutir, definir e buscar melhores condições de serviço de saúde para todos e a atuação das unidades de saúde.
No total, serão eleitos 584 conselheiros entre titulares e suplentes, dos quais 50% são de representantes dos usuários da saúde eleitos pela população, 25% de representantes eleitos pelos servidores de cada unidade de saúde e 25% de representantes do governo, indicados pela administração.
Próximas Plenárias:
Sindicato Derivados do Petróleo
Rua Gasparino Lunarde, 314
Data: 23/09 às 18h
EMEF Tobias Barreto de Menezes
Rua Joana Darc, 51 – Vila Ayrosa
Data: 24/09 às 9h
Paróquia São Gabriel
Rua Helena Barbosa Marcondes, 101 – Jardim Ipê
Data: 26/09 às 19h
Centro Educacional do Meio Ambiente – Núcleo Parque Jardim das Flores
Rua Jorgina, 64 Jardim das Flores
Data: 27/09 às 9h
EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus
Avenida Osvaldo Colino, 375 – Presidente Altino
Data: 27/09 às 19h
Associação CLC Helena Maria
Avenida Presidente Costa e Silva, 1.278 – Helena Maria
Data: 28/09 às 10h
UAPO – União dos Aposentados e Pensionista de Osasco
Rua Minas Bogasian, 97 – Centro
Data: 28/09 às 14h
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Rua Prof. Lourenço Filho, s/n – Helena Maria
Data: 28/09 às 16h
Centro Comunitário
Rua Eugênio Pacelli, 1013 – Santa Maria
Data: 28/09 às 19h
Goas – Grupo de Orientação Assistencial à Saúde
Rua Sebastião Thiago Guilherme, 72 – Portal D’ Oeste
Data: 29/09 às 14h
Associação Vila Nova Beneficente (em frente à Padaria 3 Corações)
Rua General Wilson Braga, 7 – Vila Yolanda
Data: 29/09 às 19h
Igreja São Pedro e São Paulo
Rua dos Trabalhadores, 13 – Jardim 1º de Maio
Data: 01/10 às 14h