Documento garante aos moradores a propriedade das casas entregues pela prefeitura e que fazem parte do projeto de urbanização da antiga área Y
Primeiro, veio a troca dos barracos de madeira, à beira do esgoto, por casas de alvenaria, dignas e seguras. Agora, os moradores do Conjunto Vitória, formado a partir da urbanização da antiga área Y, uma das maiores favelas de Osasco, no Jardim Padroeira, podem comemorar mais uma conquista.
No domingo, dia 29 de junho, o prefeito Emidio de Souza esteve no local para entregar Títulos de Permissão de Uso (TPU) para as famílias beneficiadas com as moradias.
A urbanização já incluiu a entrega de 504 casas. E, desse total, 304 famílias receberam, no domingo, o documento, que é o primeiro passo para obtenção da posse definitiva dos imóveis. Os demais casos envolvem adoção de procedimentos, por parte dos moradores, que não correspondem às regras da política habitacional adotada para a área e, por isso, serão analisados individualmente para concessão dos documentos.
Durante o evento, o secretário de Habitação, Sérgio Gonçalves, lembrou do início dos trabalhos. “Em 2005, quando chegamos aqui, os trabalhos estavam paralisados, com apenas algumas casas construídas, e despencando para dentro do córrego. A empreiteira não recebia e não queria nem saber de voltar aos trabalhos. Mas fomos atrás de recursos, conseguimos a parceria com o governo federal, e demos continuidade ao projeto”, lembrou.
Ele também lembrou que o documento já garante a posse do imóvel e é o primeiro passo para o registro em nome das famílias. Segundo ele, a matrícula definitiva ainda não foi entregue porque a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), empresa do governo do Estado que era dona de parte da área, ainda não conclui o repasse de documentação à prefeitura.
Já o prefeito Emidio lembrou que os títulos são uma conquista esperada há muito tempo pelos moradores do local. “Esses documentos completam um projeto que virou referência para o Brasil. Hoje, o Conjunto Vitória em nada lembra a favela ‘pinga pus’ de antigamente. Hoje, além das casas, o conjunto conta com asfalto, iluminação, escola, centro de inclusão digital e quadra de esportes”, lembrou.
Ele destacou ainda a importância do título. “Esse é um documento que dá aos moradores a segurança de que a casa vai passar para seus filhos e netos”, completou.
No evento também foram anunciadas outras novidades para a região. Até setembro, mais 124 moradias serão entregues no conjunto. E a meta é chegar a mil unidades até abril de 2009.
Sonho realizado
Para os moradores, a entrega do TPU foi a realização de um sonho. “Mudei para cá em 1998 e morei 10 anos dentro de um buraco. Precisou chegar um prefeito que realmente mudasse a cidade para entender que também merecemos moradias dignas”, afirmou Maria José Pereira Serra, a Zeca.
“Acompanhei desde o começo a construção desse projeto. Antes, morava junto com os ratos, mas hoje tenho orgulho em dizer que tenho um casa”, completou Josinete da Silva.
“Hoje é mais um dia de vitória para nós. Primeiro, porque todos podemos dizer ‘essa cada é nossa’. E também porque o Conjunto Vitória esta cada dia melhor”, disse Lurdes Batista Melo, presidente do Conjunto Vitória.
Também prestigiaram o evento o deputado federal João Paulo Cunha, os secretários municipais Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo e Chefe de Gabinete) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), e os vereadores Rubens Bastos e Aluísio Pinheiro.