12º maior PIB do Brasil é de Osasco

726 - Ivan Cruz (2)Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, cidade manteve a posição da pesquisa anterior. Além disso, é a mais desenvolvida da região Oeste e a 4ª no ranking estadual

A cidade de Osasco se mantém no ritmo de crescimento que, desde o início da administração do prefeito Emidio de Souza, a coloca entre as mais desenvolvidas economicamente do País.

Dados divulgados nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo como base indicadores do ano de 2010, apontam que a cidade tem o 12º maior PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e o 4º do Estado de São Paulo, com valor total de R$36.389.080.

O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos por cada município brasileiro. Por isso, também indica o grau de desenvolvimento de cada cidade.

O valor apurado neste levantamento é ainda 15% superior aos R$31.616.451 registrados na pesquisa anterior. Com esse desempenho, a cidade mantém a posição conquistada no levantamento divulgado em 2011 e que teve como base os números de 2009. Além disso, o PIB de Osasco é hoje o 4º maior do Estado de São Paulo e ocupa a 1ª colocação dentre as cidades da região Oeste metropolitana.

“Esse é um resultado extraordinário, principalmente se levarmos em conta que, até 2005, Osasco ocupava a 25ª posição no ranking nacional. Atualmente, estamos à frente de outras importantes cidades, incluindo Capitais de Estado, como Recife, Vitória e Goiânia”, afirma o prefeito Emidio de Souza.

Dentre os fatores que levam a esse importante desempenho, segundo o prefeito, estão o trabalho conjunto realizado entre a administração municipal e os diversos setores da economia, além do alto volume de investimentos federais na cidade e ainda o bom uso do dinheiro público e o cenário economicamente favorável da economia brasileira.

“Trabalhamos incansavelmente, desde 2005, pelo crescimento econômico e social do município. E sempre tivemos, no setor empresarial, um grande parceiro. Prova disso foi sua ampla participação em projetos importantes, como a desburocratização do processo de abertura de novas empresas, a implantação do ISS e da Nota Fiscal Eletrônicos e a revisão do Código Tributário, o que tem contribuído, nesse período, para a atração de novas empresas na cidade. Além disso, graças aos projetos desenvolvidos por nosso excelente corpo técnico, recebemos cada vez mais recursos federais para investimentos em obras de grande porte, como no setor viário, o que deixa nossa cidade bastante atraente para novos empreendimentos. Hoje, colhemos mais uma vez os frutos desse cenário favorável”, completa Emidio.

Dados da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica) apontam que, entre 2005 e 2012, cerca de 27 mil novas empresas, de variados portes, foram abertas na cidade.

Dentre elas, 240 são do setor Industrial, 4,4 mil do Comércio e 12,6 mil do setor de Serviços, somando 17,7 mil empreendimentos. Outras 10 mil foram criadas por meio do MEI (Micro Empreendedor Individual), programa municipal que, tendo como base ação do governo federal, permite a formalização de micro-empreendedores.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.