“Aprenda a se alimentar bem sem forçar a barra”. Esse é o lema do projeto “Nutrindo a Juventude”, que foi lançado na manhã de 15 de junho no Banco de Alimentos, e que vai levar noções de educação alimentar para 400 adolescentes.
Eles farão um curso gratuito sobre alimentação saudável e manipulação de alimentos, oferecido pela Prefeitura de Osasco, por meio da SICA (Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento), em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O projeto vai atender adolescentes de 16 a 20 anos, das famílias cadastradas nas entidades e que são assistidas pelo Banco de Alimento, triadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
A apresentação do curso foi feita pelo coordenador do Banco de Alimentos, Paulo Roberto Henrique. Segundo ele, o programa terá duração de 6 meses, e está previsto, no seu conteúdo; conhecimentos específicos de manipulação de alimentos; conhecimentos básicos de nutrição (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, pirâmides alimentares, aproveitamento integral dos alimentos); higiene dos alimentos; aulas práticas; orientação profissional; e a elaboração de uma cartilha com os conhecimentos adquiridos no curso.
Os alunos terão também lanche, acesso ao computador para pesquisas, oficina de alimentos, orientação profissional, transporte, avaliação e orientação nutricional.
Durante o evento, a aluna Águida Madureira do Jd. Padroeira II recebeu o primeiro “cartão Bem” (Bilhete Eletrônico Municipal), do diretor de abastecimento da SICA, Willian de Martini, que vai garantir o transporte gratuito durante o curso.
“A idéia é orientar a juventude na manipulação e no aproveitamento de alimentos, oferecendo o conhecimento para uma alimentação saudável, com isso por meio do jovem, atingimos a família”, explica Martini.
Também presente no evento, o Secretário da SICA, Juracy Dalle Lucca pediu para que os alunos sejam multiplicadores de tudo aquilo que aprenderem, levando os novos conhecimentos para comunidade, amigos e familiares. “O projeto é espetacular e vai ensinar como fazer uma alimentação saudável, alem de preparar o jovem para não desperdiçar e aproveitar melhor os alimentos”, disse o secretário.
O curso será ministrado pelas nutricionistas Juracema Oliveira e Karina Reis, que pretendem mudar o hábito alimentar das famílias e também preparar os jovens para uma futura carreira profissional.
Também prestigiaram o evento o secretário municipal Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), o vereador Aluisio Pinheiro, (líder do prefeito na Câmara), Nice Melo, do Centro de Triagem de Taboão da Serra, Hermes Silva Cavalcante, do Banco de Alimento de Carapicuíba.